Assista a videoaula e saiba como configurar os Motivos do Ponto:
Ao incluir uma marcação digitada, gerar marcações de manutenção ou excluir uma eletrônica, será necessário informar um motivo específico para cada situação.
1. Para cadastrar os motivos, acesse o menu Arquivo > Tabelas do Ponto > Motivos.
Exemplo:
3. Nas diretrizes, devem ser associados os motivos de acertos considerados essenciais à manutenção do ponto.
A) Motivo para geração de marcações presumidas dos dispensados dos pontos
A geração de marcações presumidas para os dispensados do ponto somente será feita mediante o cadastro de um motivo previamente cadastrado.
B) Motivo para manutenção de marcações
Motivo previamente cadastrado para a manutenção de marcações, quando acessado: Apuração > Gera Marcações > Recalcular.
C) Motivo para desprezo por Intervalo (Duplicidade de Marcações)
A duplicidade de marcações compreende 2 ou mais marcações ocorridas no intervalo de tempo definido para desprezo de marcações, sua indicação está prevista no art. 12 da Portaria 1.510.
Exemplo: se houver 2 ou mais marcações em um intervalo de 5 min, o sistema aproveitará a 1ª, descartando as demais.
Portanto, para que as marcações sejam importadas e as excedentes automaticamente descartadas, deve haver um motivo previamente cadastrado. A marcação desprezada pode ser visualizada na tela Acertos do Ponto mediante opção de exibir marcações descartadas.
Exemplos:
A empresa poderá ter particularidades que requerem o cadastro de outros motivos.
É de responsabilidade do empregador o cadastro dos motivos e estes devem permitir à empresa defender-se diante do Ministério do Trabalho e da Justiça do Trabalho caso haja fiscalização ou reclamatória trabalhista.
D) Motivos no Portal RH
Para cada ajuste de ponto é necessário a inclusão do respectivo motivo da alteração.
No Portal RH podem ser escolhidos os motivos que serão visualizados e liberados para ajuste o ponto.
Acesse o Módulo Frequência: menu: Arquivo / Tabelas do Ponto / Motivos.
Em seguida, selecione uma das seguintes opções no campo Exibir no Portal e salve:
- Não Exibir.
- Perfil de Gestor.
- Perfil de Colaborador.
- Perfil de Gestor e Colaborador.
Exemplo: