No Módulo Administração do Sistema, é possível configurarmos as solicitações, selecionando campos e regras, de forma que cada uma tenha um perfil responsável por: Abrir, Aprovar e Executar a solicitação.
Neste artigo você vai aprender a alterar as solicitações padrão do Sistema Metadados:
Atenção! Todas alterações realizadas serão consideradas para solicitações abertas após salvar os ajustes. Solicitações que já estavam em aberto deverão ser canceladas e abertas novamente.
1. Incluir Campos
1.1. Para inclusão de campos em uma solicitação, é possível selecionar campos já existentes ou criar novos campos.
1.2. Acesse o menu Administração do Portal > Configuração do Portal.
1.3. Clique sobre o menu Solicitações - Modelo e selecione a solicitação que deseja alterar e, após, clique sobre o novo campo desejado na seção.
1.3.1. Marque a opção Requerido, caso deseje que o campo seja de preenchimento obrigatório.
1.3.2. Marque a opção Leitura, caso deseje que o campo seja lido de uma tabela do banco de dados.
1.3.3. Marque a opção Visão Coletiva, caso deseje que a mesma possa ser aprovada / executada de forma coletiva.
2. Excluir Campos
Campos padrão do cadastro da solicitação não podem ser excluídos. Caso deseje ajustar campos de solicitações modelo, recomendamos restaurá-la para o padrão e, posteriormente inclua os novos campos desejados.
Em caso de dúvidas sobre quais são os campos padrão, consulte Solicitações Padrão X Campos Obrigatórios
3. Incluir / Editar Regras por Perfil
3.1. Acesse o menu Administração do Portal > Configuração do Portal.
3.2. No menu Solicitações - Modelo, selecione a solicitação a ser parametrizada e clique na guia Regra por Perfil:
3.3. Selecione um perfil existente ou clique em "Nova Regra" para adicionar uma nova regra ou "Alterar Regra" para editar uma regra já existente.
3.4. Para cada perfil solicitante, selecione o aprovador e o executor responsável:
OBS: Somente serão disponibilizados perfis ativos.
4. Excluir Regras por Perfil
4.1. Acesse o menu Administração do Portal > Configuração do Portal.
4.2. No menu Solicitações - Modelo, selecione a solicitação a ser parametrizada e clique na guia Regra por Perfil:
4.3. Clique sobre a regra que deseja excluir e clique sobre o "X" na barra de ferramentas: