1. Para utilizar esta funcionalidade, o Perfil do Usuário deve estar habilitado e configurado. Verifique Como Habilitar a Reserva de Refeições para o Perfil de Usuários.
2. No Portal RH acesse o menu Meus Dados (Perfil de Colaborador) > Frequência > Reserva de Refeição. Essa ação somente será exibida no Portal quando no Perfil de Usuário do colaborador logado no Portal possuir a opção "Reserva de Refeição" marcada e configurada, caso contrário ficará oculta.
Neste local serão exibidas as opções para reservas e, também, as reservas já realizadas pelo usuário:
- Se o usuário logado possuir mais de um perfil de colaborador com opções de configuração diferentes para reserva de refeição, serão exibidas todas no portal.
- O box chamado "Colaborador" exibirá o campo da pessoa e do contrato, seguindo o padrão que já existe em outras funcionalidades. Neste caso, se a pessoa logada tem apenas o cadastro de uma pessoa e um contrato, ambos os campos são apenas de visualização sem possibilidade de seleção, se possuir mais de um cadastro, o usuário deverá selecionar qual será considerado para a reserva.
- As informações exibidas no box chamado "Opções de Reserva" serão oriundas da configuração feita nos Perfis de Usuários do módulo de Administração do Sistema.
- No campo "Reserva para o Dia", será permitido selecionar somente o(s) dia(s) que permitem realização de reserva. Por exemplo: se no Perfil do Usuário o campo "Período permitido para efetuar Programação de Reserva: Data atual mais 2 dias", será considerado o dia de hoje e os próximos 2 dias. Neste caso se o dia atual for 06/04 exibirá 06/04, 07/04 e 08/04, sempre dias corridos, independente se for sábado ou domingo ou feriado.
- A reserva só poderá ser efetuada dentro da faixa de horas configurada no Perfil de Usuários e que também será mostrada no Portal. Se a reserva for para uma data futura, o limite de horário é o término da faixa de horas do dia em questão, por exemplo:
Data Atual: 08/04/2020
Faixa de horas para reserva: 07:30 até 09:30
Reserva para o próprio dia (08/04): deve ser feita das 07:30 às 09:30 do dia 08/04
Reserva feita para data futura (09/04): pode ser feita reserva das 07:30 do dia 08/04 até às 09:30 do dia da reserva 09/04.
3. Para realizar uma reserva, basta acionar a opção Reservar a Refeição ().
- As informações exibidas no box chamado "Reservas Atuais" serão as reservas já confirmadas pelo usuário no box "Opções de Reservas". Somente serão exibidas reservas que possuírem data maior ou igual a data atual. As reservas do passado não serão exibidas no Portal.
- O usuário só poderá excluir uma reserva para o dia atual caso esteja dentro da faixa de horas prevista para aquela reserva. Se a exclusão for para uma reserva com data futura, o limite de horário é o término da faixa de horas do dia em questão, por exemplo:
Data Atual: 08/04/2020
Faixa de horas para reserva: 07:30 até 09:30
Exclusão da Reserva do próprio dia (08/04): deve ser feita exclusão das 07:30 às 09:30 do dia 08/04
Exclusão da Reserva para data futura (09/04): pode ser feita a exclusão das 07:30 do dia 08/04 até às 09:30 do dia da reserva 09/04.
OBS: Quando uma reserva é efetuada, as informações serão inseridas como uma Programação de Reserva e poderão ser visualizadas através do módulo Frequência, menu Programações > Reserva ou Consumo.