Programas ou Relatórios / Rotinas Especiais:
- Administração do Portal
Menus ou Localização:
Menu: Administração do Sistema/ Administração do Portal/ Configuração do Portal: selecionar a ação Administração.
Implementação:
Para que o aplicativo do Portal RH possa ser utilizado, deverá ser feita a parametrização do acesso. Sendo assim, na ação de Administração foi incluído um novo agrupamento de informações chamado de "Serviço para Integração com o Aplicativo do Portal" que contem os seguintes campos:
- URL Portal: deve ser informado o endereço de acesso completo do Portal RH. Exemplo: https://portalrh.teste.com.br/PortalRH
- Chave de Acesso: Deve ser informada uma chave de acesso par utilização do aplicativo. Essa chave de acesso será utilizada por qualquer colaborador que acessará o aplicativo. Sendo assim, deverá ser divulgada aos colaboradores depois de configurada.
É necessário que a URL indicada na tela acima, esteja publicada para permitir acessos de redes externas, para funcionamento do Aplicativo. Para isso, consulte este artigo.
Depois de informada a URL e a Chave de Acesso, o registro precisa ser Salvo e as informações integradas ao Aplicativo, ou seja, depois de salvar as informações deve ser acionado o botão "Integrar".
Ao acionar o botão "Integrar":
- Se as informações inseridas ou editadas foram integradas, será exibida a seguinte mensagem: "Integração realizada com sucesso."
- Se a chave de acesso informada já estiver sendo utilizada, será exibida a seguinte mensagem: "Chave de Acesso Inválida.Utilize outra Chave de Acesso para integração." Quando esta situação acontecer, outra chave de acesso deve ser informada, salva e integrada.
- Se as informações da URL e da Chave de Acesso forem apagadas, será exibida a seguinte mensagem: "Integração realizada com sucesso. Informações removidas."
- Se as informações da URL e da Chave de Acesso não puderem ser integradas devido a existência de algum bloqueio na rede, como por exemplo proxy, será exibida uma mensagem informando que não foi possível realizar a integração e também o motivo de tal situação. A mensagem irá variar de acordo com a situação ocorrida no cliente. Exemplo: "Não foi possível realizar a integração. O servidor remoto retornou um erro: (407) Autenticação de Proxy Obrigatória."
- OBS: A infra do cliente deve permitir entrada do servidor Azure para autenticação no PortalRH. Servidor: https://portalrhapp.azurewebsites.net
Se existir algum bloqueio em que o cliente precise liberar em sua rede o endereço que a aplicação acessa para realizar a integração, o endereço é: http://comunicacaodelphi.azurewebsites.net
Importante: sempre que as informações da URL e Chave de Acesso forem incluídas, alteradas ou removidas, é necessário que depois de salvar elas sejam Integradas, caso contrário não serão enviadas para o aplicativo e serão salvas apenas no sistema.