Situação: Ao abrir o módulo do eSocial, em seguida Gerenciamento > Monitoramento de Lotes, irá apresentar a mensagem de erro " A chave de assinatura não está carregada" ou A chave de assinatura não está carregada, conforme imagens abaixo:
Causa: No processo de instalação do certificado digital, o mesmo não foi instalado nas Raízes: “Pessoal” e “Autoridade Certificação Raíz Confiável”.
Solução do Erro:
1º - Necessário que verifique se todos os passos constantes no artigo: Instalar Certificado foram realizados.
2º - Se a orientação anterior foi seguida conforme e os erros permanecem, é necessária a remoção do Certificado Digital da Empresa do repositório Pessoal e Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis, após realizar a remoção se faz necessária a Instalação do Certificado Digital novamente, no repositório Pessoal e Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis, deve reiniciar o Serviço "Metadados - Serviço de Comunicação do eSocial" após a ação anterior.
Observação: Caso não ocorra a seleção do campo "Marcar esta chave como exportável" na Instalação do Certificado Digital da Empresa os erros irão permanecer.