Situação:
Ao realizar processos de alteração de contrato, transferências, ou rescisões e ao salvar apresentar o seguinte erro:
"Como ocorreu alteração contratual que ainda não consta no eSocial (não foi transmitida ou está rejeitada) é necessário que a alteração contratual seja enviada para que o desligamento possa ser realizado.
Consulte a situação do Evento de Alteração de Contrato de Trabalho (S-2206) no Gerenciador de Eventos do eSocial."
Solução:
No módulo Folha de Pagamento, acesse o menu eSocial > Gerenciador de Eventos, e observe se:
1. Evento S-2206 em Situação Transmissão Autorizada:
1.1. Neste caso, os envios para o eSocial podem estar parados. Realize o processo:
> Como Reiniciar ou Parar o Serviço do eSocial
1.2. Verifique se há erros nos logs do Serviço do eSocial, que consta no monitoramento de lotes:
> Não Exibe Informações no Monitoramento de Lotes
2. Evento S-2206 em Situação Rejeitado:
2.1. Verifique qual o motivo da rejeição:
> Como Visualizar a Descrição de um Evento Rejeitado no eSocial
2.2. Após verificar o motivo da rejeição, realize o ajuste e reenvie o evento, até que este esteja em situação 'Aceito'.
Localizado o motivo pelo qual o evento de alteração esteva rejeitado, após o ajuste, realize novamente processo de transferência, alteração de contrato ou rescisão.