Esta mensagem de aviso é apresentada na tela, logo após o cálculo da Folha de Pagamento mensal.
1. Para verificar, no Módulo Folha de Pagamento, acesse o Menu: Consulta > Ficha Financeira, na opção Valores Negativos.
1.1. Se os valores negativos forem referentes à 13° Salário, acesse o artigo Neste Cálculo Consta(m) Valore(es) Negativo(s). - Referentes a 13° Salário
1.2. Analise se na tela abaixo, existem valores negativos de Desconto de INSS sobre a Folha, e na Base de INSS:
2. O próximo passo é verificar a causa do valor negativo. A situação mais comum é o contrato estar em férias no mês e ter lançamento de faltas. Estas faltas excedem as horas trabalhadas.
Funcionária estava de Férias, tendo somente um dia de trabalho para receber na Folha Mensal de Março. Mas foi descontado três dias de faltas, referente ao mês anterior.
3. Para resolver esta situação, deve-se alterar os lançamentos:
3.1. Lance no V50001 - Faltas não justificadas: um dia;
3.2. E o excedente das horas, lance no V50301 - Faltas não justificadas s/Tributação: dois dias.
*Esta situação poderá ocorrer também, num cálculo de rescisão.
4. Caso não possua um VDB de Faltas sem Tributação cadastrado, cadastre-o conforme modelo abaixo:
4.1. Acesse o Menu: Arquivo > Tabelas da Folha > Vencimentos e Descontos.
4.2. Insira um novo código de numeração livre, e gere uma cópia do seu VDB de Faltas não Justificadas;
4.3. Altere a descrição e ajustes a parametrização para o eSocial;