Antes veja as Principais Tabelas para o Cadastro de Candidatos.
Dados do cadastro dos candidatos
Para incluir os dados pessoais e profissionais dos candidatos para uma vaga, para facilitar a busca de currículos no momento de um processo de seleção na empresa, acesse:
> Menu: Candidatos/ Candidatos.
Selecione a Empresa onde será incluído o banco de currículos.
Normalmente é criada na base de dados uma empresa fictícia para o cadastro de candidatos, para que desta forma as pessoas cadastradas não se misturem a uma base de colaboradores, por exemplo.
Exemplo: Empresa 9999 - Recrutamento e Seleção
Informe um código ou clique no ícone Nova Pessoa que o sistema sugere, automaticamente, o próximo código e preencha os dados solicitados de cada tela:
Tela | Preenchimento |
Dados Pessoais, Documentos e Endereço | Registro das informações pessoais básicas do candidato. |
Dados Complementares | Informações adicionais, com opções e memorandos complementares previamente cadastrados. (Veja a seguir) |
Experiência Profissional |
Cadastro das experiências profissionais anteriores, informando a empresa, o cargo e observações relevantes. Em ambas as guias, basta clicar no ícone (Nova Empresa Anterior e Nova Experiência) para inserir. |
Aptidão Profissional | Cadastro dos Interesses Profissionais e ou melhor enquadramento do candidato: Cargos, Funções e/ou Área de Atuação. |
Formação |
Seleção ou cadastro de cursos realizados fora e dentro da empresa. Basta clicar no ícone Novo Curso para selecionar um Curso previamente cadastrado e no ícone Consulta Cursos ou Outros Cursos para consultar Cursos ou informar um que não esteja na lista. |
Idiomas | Seleção dos idiomas com devidos níveis de proficiência do candidato, que foram previamente cadastrados. |
Palavras-chave | Escolha das palavras que serão consideradas no momento de buscar o currículo do candidato, que foram previamente cadastradas. |
Requisitos | Seleção das respostas de cada requisito, previamente cadastrado. |
Observações do Candidato | Inclusão de anotações do candidato. |
Registro de Contatos | Registro de todos os contatos realizados com o candidato, com devidos comentários. |
Exemplo:
Dados complementares
O módulo Recrutamento e Seleção permite que sejam cadastrados dados complementares, para atender demandas específicas de cada cliente quanto a solicitação de informações dos candidatos.
Estes dados complementares são cadastrados por meio de variáveis. Desta forma a tela para os dados complementares somente é habilitada se foi definido que outras informações são necessárias para o cadastramento do candidato.
Os Dados Complementares não se enquadram nas informações do processo seletivo automático de um candidato e tampouco nos requisitos, já que não são utilizados na busca do candidato.
Logo, são informações complementares apenas visualizadas no currículo.
Os dados complementares podem ser criados acessando:
> Menu: Arquivo / Tabelas Diversas / Variáveis.
As seguintes variáveis podem ser habilitadas para a tela de dados complementares:
- Opção livre (OP01 a OP40): após habilitar a variável, devem ser cadastradas as opções complementares, selecionando as perguntas e cadastrando as respostas, através do Menu: Arquivo / Tabelas Diversas / Opções Complementares.
- Memorando livre (MEM1 a MEM6): após habilitar a variável, o campo de texto será habilitado no cadastro do candidato.
Selecione um código (memorando ou opção livre), vincule à Pessoa, marque o campo Habilitada, selecione os módulos que utilizarão o novo código e salve.
Retorne ao cadastro do candidato para verificar se o dado complementar ficou habilitado.
Exemplo:
Neste artigo você entendeu como realizar o cadastro do candidato, a partir da estrutura de tabelas do módulo de Recrutamento e Seleção.
Assista a esta Vídeoaula
Saiba como habilitar este cadastramento direto para o candidato, por meio de:
- Ambiente local (desktop): Como Utilizar o Assistente para Candidatos
- Ambiente web: Como Utilizar o Currículo Web