Foram criados cadastros básicos para configurar ambiente que permita aos usuários enviar e-mails com eventos rejeitados para que consigam realizar ações sobre esses eventos rejeitados.
Foi criado um novo menu dentro do Módulo eSocial chamado "Avisos" que permite toda a configuração desse ambiente. Além da criação dos cadastros básicos foi desenvolvido o Serviço que realiza esses envios de e-mails que está atrelado ao Serviço do eSocial, sem a necessidade de outra instalação paralela.
Abaixo seguem as descrições de todos os menus dentro de "Avisos".
1. Menu Provedores:
1. Acesse eSocial > Tabelas do eSocial > Avisos > Provedores:
2. Nesse menu cadastre o e-mail responsável pelo envio das mensagens de avisos. Ele que vai realizar o envio para outros destinatários, os quais serão configurados na tela Destinatários:
3. Na tela Cadastro de Provedores, por enquanto é permitido apenas cadastrar o Tipo "E-Mail". Informe o e-mail responsável pelos envios, com as informações de servidor, porta, conexão segura.
4. Nessa tela, após o preenchimento das informações pode ser testado o envio de e-mail no botão da tela:
OBS:
Email, Servidor e Porta (do fornecedor de email): Dados informados pelo Setor de TI da empresa.
Usuário e Senha: Dados do e-mail do operador
2. Menu Destinatários:
1. Acesse eSocial > Tabelas do eSocial > Avisos > Destinatários.
2. Nesse menu são cadastradas as pessoas que receberão os e-mails com eventos rejeitados:
3. Na tela Cadastro de Destinatários informe o nome do destinatário e seu endereço de e-mail:
3. Menu Avisos do Serviço do eSocial:
1. Acesse eSocial > Tabelas do eSocial > Avisos > Avisos do Serviço do eSocial.
2. Nessa tela temos 2 guias: Configuração e Destinatários.
2.1. Na guia Configuração informe uma descrição, selecione o Tipo Eventos Rejeitados (por enquanto é a única opção habilitada), selecione um provedor (previamente cadastrado, se não cadastrou, deve fazer isso antes de fazer o cadastro nessa tela):
2.2. Na guia Destinatários informe os destinatários para onde serão enviados os e-mails de eventos rejeitados. Nessa tela pode ser informado por empresa ou, caso marcar o check-box Todas Empresas, ele enviará para todas as empresas do cadastro que localizarem eventos de eSocial rejeitados.
2.3. Para incluir os destinatários, clique no botão . Da mesma forma podem ser excluídos destinatários, conforme a necessidade:
Exemplo da tela preenchida com 2 destinatários, um recebendo informações apenas da empresa 0001 e outro recebendo de todas as empresas que retornarem eventos rejeitados:
4. Menu Configuração do Serviço de Avisos:
1. Acesse eSocial > Tabelas do eSocial > Avisos > Configuração do Serviço de Avisos.
Nesse menu ocorre a ativação e desativação do Serviço de envio.
2. Para iniciar o Serviço de envio marque o check-box e salve. Caso opte pela desativação, basta desmarcar o check-box.
Intervalo de envio de e-mails
Serão enviados e-mails as 11h e as 15h.
Envio do e-mail
No envio de e-mail será exibido:
- o texto explicando que retornaram eventos rejeitados;
- haverá uma quebra por empresa no corpo do e-mail;
- haverá uma quebra por tipo de evento (eventos de tabela, eventos não-periódicos, eventos periódicos).
Essa alteração está disponível a partir da versão 4.28.0.1 de 05/10/2020.