O Parametrizador dos Indicadores permite com que o próprio cliente, a qualquer momento, possa ajustar as regras definidas para os indicadores. Para utilizar o Parametrizador dos Indicadores é necessário ter ao menos um dashboard contratado e também usuário e senha do banco de dados.
O executável do parametrizador está disponível no diretório meta\rhsis\IndicadoresRH\ParametrizadorBI.exe. Ao ser executado é necessário informar os dados de conexão com o banco de dados e clicar no botão "Conectar".
Quando estiver conectado a sua base de dados Metadados temos duas opções:
1) Escolher o código do cliente e clicar em sincronizar para criar os usuários nos indicadores (Klipfolio).
2) Clicar em avançar para parametrizar os indicadores.
1 - Sincronização de usuários
Ao escolher seu código de cliente e clicar no botão Sincronizar, uma nova janela será aberta com todas as pessoas do SIRH com e-mail corporativo informado. Todas as pessoas que são responsáveis por uma classificação gerencial, já estarão automaticamente selecionadas, porém você pode selecionar outras pessoas ou desmarcar as já selecionadas.
Para cada uma das pessoas selecionadas se deve escolher o grupo e as permissões ao qual ela irá pertencer no painel de indicadores.
Ao clicar no botão Adicionar, será criado um usuário dentro do grupo e com as permissões definidas no Painel de Indicadores para todas as pessoas selecionadas.
As pessoas adicionadas receberão um e-mail contendo o convite de acesso ao Painel de Indicadores (klipfolio).
Ao clicar em Join Account o usuário deve definir a sua senha. Para futuros logins ele deverá utilizar seu e-mail e senha definida para realizar o acesso.
2 - Parametrização do Painel de Indicadores
Após clicar em avançar, selecione os dashboards contratados, se utiliza VDBs com 5 dígitos e se deve buscar os custos com encargos e provisões da Integração contábil.
OBS: essas informações já virão preenchidas. Somente será necessário alterar alguma delas em caso de reestruturação ou implantação de novo dashboard realizado pela Metadados.
Ao clicar em avançar podemos realizar os ajustes das parametrizações gerais, como por exemplo, os filtros de centros de custo, setor.
- Empresas desconsideradas: Quando selecionamos as empresas que queremos desconsiderar, nenhum dado relacionado as empresas selecionadas serão carregados aos indicadores (Exemplo: Colaboradores, custos, etc.).
- Estabelecimentos desconsiderados: Quando selecionamos os estabelecimentos que queremos desconsiderar, nenhum dado relacionado aos estabelecimentos selecionados serão carregados aos indicadores (Exemplo: Colaboradores, custos, etc.).
- Centro Custo 1: Se deve selecionar entre os quatro níveis de centros de custo, classificação contábil, classificação gerencial, setor e mão de obra para o filtro e Drill-Down dos indicadores. Não é permitido selecionar opções já definidas em outros filtros.
- Centro Custo 2, Centro de Custo 3 e Centro de Custo 4: Se deve selecionar entre os quatro níveis de centros de custo, classificação contábil, classificação gerencial, setor e mão de obra para outro filtro dos indicadores. Não é permitido selecionar opções já definidas em outros filtros.
- Centros Custo desconsiderados: Quando selecionamos os centros de custo que queremos desconsiderar, nenhum dado relacionado aos centros de custo selecionados serão carregados aos indicadores (Exemplo: Colaboradores, custos, etc.).
- Demissão Empresa: Devem ser selecionados os motivos de demissão considerados como demissões por parte da empresa.
- Demissão Colaborador: Devem ser selecionados os motivos de demissão considerados como demissões por parte do colaborador.
- Outras Demissões: Devem ser selecionados os motivos de demissão considerados como "outros".
- Atestados: Devem ser selecionados quais ocorrências são consideradas registros de atestados, caso nenhuma ocorrência for selecionada, os indicadores buscarão os dados dos registros de atestados do módulo Saúde Ocupacional. (somente disponível se o Dashboard Saúde Ocupacional for contratado).
- Data Coleta dos Dados: Os dados serão carregados para os indicadores a partir da data selecionada. Caso a data seja anterior aos últimos 12 meses, ela será ignorada.
- Cargos Motoristas: São os cargos dos colaboradores que exercem a função de motorista.
- Anos para Avaliação de Desempenho: Informe a quantidade de anos de histórico que os indicadores deverão buscar os dados de Avaliação de Desempenho. (somente disponível se o Dashboard Avaliação e Desempenho for contratado).
- Empresa Recrutamento: Selecione as empresas configuradas no SIRH para receber os cadastros dos currículos importados do Currículo Web. (somente disponível se o Dashboard Recrutamento e Seleção for contratado).
- Setor: Se deve selecionar entre os quatro níveis de centros de custo, classificação contábil, classificação gerencial, setor e mão de obra para o filtro de setor contido nos indicadores. Não é permitido selecionar opções já definidas em outros filtros.
- Quantidade de meses para histórico dos dados: Informe neste campo os meses para o histórico considerado na visualização dos indicadores.
Depois das parametrizações gerais realizadas, clique em avançar.
Na janela seguinte devemos escolher o Dashboard e a Categoria desejada. Para o Dashboard Overview RH devemos selecionar os VDBs correspondentes a soma e subtração de cada uma dessas categorias. Quando os dados forem carregados para os indicadores serão somadas as horas dos VDBs selecionados no campo soma e serão subtraídas as horas selecionadas no campo subtração.
No exemplo da imagem abaixo serão somadas as horas do VDB 50002 e subtraídas as horas do VDB 80803 para contabilizar o cálculo das horas de faltas dos colaboradores.
Para o Dashboard Finanças RH devemos selecionar os VDBs para cada uma das categorias, com exceção das categorias Encargos Folha, Encargos Provisão Décimo, Encargos Provisão Férias, Provisão Férias, Provisão Décimo Terceiro e Provisão PPR que devemos selecionas os Itens Contábeis que representam esses valores.
Por último, no Dashboard Risco Trabalhista devemos selecionar os Eventos do Ponto para cada uma das categorias disponíveis. Para esse Dashboard não é possível selecionarmos Eventos de subtração pois nesse caso não sumarizamos as horas somente quantificamos os eventos gerados pelo SIRH.
Os Eventos do Ponto selecionados para cada uma das categorias serão quantificados e extraídos do SIRH e enviados para os Indicadores.
Finalizadas as parametrizações de VDBs, Itens Contábeis e Eventos do Pontos, clique em avançar.
Na janela seguinte se deve clicar nos botões View Parametrização, Triggers e Tabelas Integração Contábil, View Eventos do Ponto e View VDB para que as alterações das parametrizações sejam aplicadas.
No momento em que o serviço de extração dos dados, conforme horários agendados, executar a carga dos mesmos para o painel de indicadores (Klipfolio), os gráficos serão atualizados conforme as parametrizações realizadas.