Situação:
Não abre a tela do sistema no ambiente SaaS. Fica apenas carregando.
Erro:
Causa:
Esse problema é causado em estações que possuem Windows 11 versão 22H2 onde alguns usuários relatam problemas para acessar computadores remotos quando o sistema operacional está atualizado com os últimos pacotes de atualização.
Solução:
Conseguimos resgatar no site da Microsoft alguns problemas que estão acontecendo e algumas correções a serem feitas até a correção pela parte da Microsoft. Indicamos que até a correção pela parte da Microsoft seja instalado o Windows 10 ou usar uma máquina com o mesmo ou existe uma forma de contornar conforme encontrado em alguns fóruns da internet:
De acordo com a Microsoft, o problema ocorre ao estabelecer uma conexão usando o gateway Área de trabalho remota ou um corretor de conexão de área de trabalho remota, e a maioria dos usuários domésticos não deve ser afetada por isso, porque o processo de conexão é diferente por padrão. O problema pode ocorrer ao tentar acessar uma coleção de Serviços de Área de Trabalho Remota ou usar as Conexões RemoteApp e Desktop, por exemplo.
Os usuários provavelmente perceberão o problema durante as fases "Carregando máquina virtual" ou "Configurando conexão remota" ao tentar se conectar a uma máquina virtual. Em alguns casos, o aplicativo Área de trabalho remota pode simplesmente parar de responder, mas também é possível que você veja uma mensagem de erro informando que a conexão terminou. A Microsoft diz que o problema ocorre independentemente da versão do Windows à qual você está tentando se conectar, portanto o problema está enraizado na máquina cliente.
Se você tiver esse problema e o aplicativo Área de trabalho remota parar de responder, será necessário encerrá-lo usando o Gerenciador de tarefas no Windows. Você desejará navegar até a guia Processos do Gerenciador de tarefas e procurar o mstsc.exe e depois matar esse processo.
Embora ainda não exista uma solução definitiva para o problema, a Microsoft forneceu uma solução alternativa em potencial se você encontrar esse problema. No entanto, a empresa alerta que a aplicação dessa solução alternativa pode resultar em desempenho degradado ao usar o Remote Desktop, portanto, você deseja revertê-lo assim que houver uma correção. Essencialmente, a correção envolve a desativação do UDP no dispositivo cliente, o que você pode fazer através do editor de políticas.
Aqui está como:
- Abra o Console de Gerenciamento de Políticas do Grupo ( para dispositivos corporativos gerenciados ) ou o Editor de Políticas do Grupo ( para dispositivos domésticos não gerenciados )
- No painel direito, navegue até Configuração do computador > Modelos administrativos > Componentes do Windows > Serviços de área de trabalho remota > Cliente de conexão remota para desktop
- Encontre uma política chamada Desligue o UDP On Client e defina-o para Ativado
- Clique OK e reinicie o dispositivo para aplicar as alterações
Feito isso, você poderá usar as conexões da Área de trabalho remota novamente, mas, como mencionado acima, isso pode afetar o desempenho nas conexões da área de trabalho remota por WAN. Até que a Microsoft emita uma correção para esse problema, é algo com o qual você pode conviver, mas você deseja alterar essa política para sua configuração original assim que o problema for resolvido.
Mais informações:
https://www.xda-developers.com/windows-11-version-22h2-remote-desktop-bug/
https://www.bleepingcomputer.com/news/microsoft/microsoft-investigates-windows-11-22h2-remote-desktop-issues/