1. Com o Módulo de Folha de pagamento fechado, acesse no Módulo Administração do Sistema, o Menu: Administração > Operadores.
Clique nas abas Permissões Específicas, eSocial e Exclusão de Eventos.
Localize o operador desejado e habilite a opção conforme a tela:
2. Salve a alteração e abra o Módulo de Folha de Pagamento.
3. Acesse o Menu: eSocial > Gerenciador de Eventos, e localize a alteração que deseja excluir, observando a data da alteração, que é posterior á data da rescisão.
4. Primeiro precisará verificar se há evento S3000, caso sim, precisa primeiro excluir esse evento rejeitado do gerenciador. Após isso, irá verificar se o funcionário tem S-2205 e excluir, e depois verificar se tem o S-2206 e excluir.
Para a exclusão precisa ser feito nesta ordem, primeiro o S-2205 e depois o S-2206. Caso não tenha 2205, então pode localizar o s-2206 e excluir.
5. Selecione o devido evento clique em , e na tela seguinte clique em Exclusão do Evento.
6. Aguarde a exclusão ser concluída, observando se o S-2205 ou S-2206 sumiu da tela.
7. Caso não tenha nenhuma alteração enviada pelo S-2205 ou S-2206 como Aceita, com data posterior á data da rescisão, deverá verificar se tem algum destes eventos como Rejeitado, também com data posterior á data da rescisão. Se estiver, estes também deverão ser excluídos pois também influenciam nesta questão.
Atenção! O que está registrado no Metadados deve estar de acordo com os eventos do eSocial. Se um evento está sendo excluído, a movimentação correspondente não deve existir no Metadados.