Antes de direcionar um chamado ao P&D de Portal RH, realize as seguintes verificações:
1. Em todos os casos:
- Ver se a situação em questão ocorre com todos os usuários;
- Versão do sistema e do Portal RH
2. Erros/comportamentos indevidos:
- Ver se há algum chamado problema sobre essa situação. Em caso afirmativo, faça o vínculo.
3. Se não houver chamado problema:
- Tente simular o erro internamente: verifique se o erro está ocorrendo em alguma base de dados restaurada no AR;
- Se a situação não estiver ocorrendo nas bases do AR, solicite a base do cliente e simule com essa base em seu ambiente;
- Ao direcionar ao P&D, descreva em detalhes em qual momento a situação ocorre;
- Coloque prints de tela;
- Informe a unidade/contrato do colaborador em questão (visto que a base de dados vem anonimizada, não é possível identificar o colaborador pelo nome);
- Descreva o passo a passo para simulação do problema na base restaurada; Exemplo: "Funcionário X, Unidade Y ao gerar o Relatório Z ocorreu erro usando a seguinte seleção...."
- Informe o usuário e a senha do Portal RH do usuário que foi usado para realizar a simulação interna.
4. Dúvidas:
- Procure na Base de Conhecimento se tem algo a respeito;
- Verifique com outros analistas se possuem informação sobre o assunto;
- Pesquise nos chamados se existe algum relacionado ao mesmo assunto que esclareça a dúvida. Em caso afirmativo, realize a documentação.
5. Caso não ache as informações, ao direcionar ao P&D da seguinte forma:
- Detalhe todo o contexto da situação onde a dúvida ocorre, com o máximo de informações possíveis;
- Inclua prints de tela e dados que compõe a situação.
6. Erros Assinatura Eletrônica:
- Veja o log de assinaturas de documentos, se há alguma informação que possa ajudar no diagnóstico do problema. Para habilitar o log, realize o processo do artigo Como Habilitar o Log de Assinaturas de Documentos nas Configurações do Portal RH
- Tente assinar com novo documento de outro tipo e com mais de um usuário (ver se o problema ocorre para os novos documentos, se ocorre para todos os tipos de documentos e se é para todos os usuarios);
- Anexe o print do Erro;
- Simule o Erro novamente para gerar os detalhes no Log;
- Acesse o log logo após a geração do erro e anexe o Log no chamado;
- Informe no chamado se a assinatura é pela Bry ou pela Unico.
Lembre-se! Na sequência, desabilite o Log das assinaturas. Se não desabilita-lo, a cada assinatura serão gravados dados no log, aumentando consideravelmente o tamanho do arquivo indevidamente.
7. Erros relacionados ao HTTPS:
- Verifique também os itens do Checklist HTTPS.
8. Erros relacionados ao APP Portal RH:
- Validar a versão do app nos dispositivos onde ocorre o problema;
- Pegar Log gerado no diretório de instalação do Portal RH (simular o erro no app e pegar o log logo em seguida);
- Informar o tipo de autenticação (aplicação, MetaAuth. LDAP...)
- Validar se funciona na web (acessando o portal rh pelo computador) e se funciona no navegador web acessado pelo do celular;
- Informar a versão do Android ou IOS, modelo do celular
- Testar acessando o app com rede no wifi e com rede nos dados móveis;
- Validar se tem mensagem no EventViewer no servidor do Portal RH;
- Validar se ocorre para todos os usuários ou se ocorre apenas para alguns;
- Validar se há inconsistências no certificado;
- Validar hospedagem do cliente, se é SaaS ou local.
9. Erros relacionados ao MetaAuth
Identificar se o problema está no Portal RH ou no próprio MetaAuth.
- Para isso validar os seguintes itens:
- Redefinir senha pelo Portal RH (link esqueci minha senha).
- Se não funcionar a redefinição de senha pelo Portal RH, validar se o login pelo MetaAuth funciona (https://metaauth2.metadados.dev)
- Diretamente no MetaAuth, tentar realizar o login, reenviar o e-mail de confirmação e redefinir a senha. Validar se após esses processos o login é feito direto pelo MetaAuth .
Se pelo MetaAuth funcionar e pelo Portal RH não funcionar, enviar ao P&D de Portal RH com todos os detalhes dos testes. Se não funcionar direto no MetaAuth, registrar todo o passo a passo realizado, com prints de tela, inclusive de como o usuário está preenchendo os formulários recebidos via e-mail e abrir um chamado na TI para validarem.