Exemplos:
- Administração do Sistema: AD01;
- Folha de Pagamento: FP01;
- Treinamento e Desenvolvimento: TD01.
Estas transações padrão são utilizadas para a liberação de novas telas criadas no sistema, logo sempre que uma nova tela é criada, sua permissão é liberada na transação “01” do Módulo correspondente.
Recomenda-se manter as transações padrão do Sistema. Entretanto, podem-se criar novas transações liberando permissões de acesso às telas e menus conforme sua necessidade.
1. Para isso, no Módulo Administração do Sistema, acesse o Menu: Administração > Transações.
2. Ao incluir uma nova transação, selecione as opções de menus autorizadas movendo os registros para o lado direito, utilizando a seta para direita.
Exemplo:
2.1. Clique no ícone localizado na barra de ferramentas para salvar.
3. Uma vez que a transação for criada, faz-se necessário vincular ao Operador. Retorne ao cadastro do operador e na guia Transações autorize movendo a transação criada para baixo.
4. O acesso aos menus e telas dentro de cada Módulo depende das Transações Autorizadas em seu cadastro.
Para restringir o acesso do operador em algum menu ou tela de aplicação:
4.1. Verifique, inicialmente, o cadastro de Transação em suas opções de menus autorizados ou não autorizados.
4.2. Revise também se a transação está sendo utilizada para outros operadores, visto que, uma vez que a transação é modificada ela terá efeito para todos operadores que estão vinculados a mesma.
4.3. Se a transação não interferir na permissão de outro operador, você pode optar por atualizar seus menus autorizados ou não autorizados. Caso contrário, opte por criar uma transação, específica para o operador que deseja ajustar.
5.1. Por exemplo, se o RH de uma Empresa possui Analistas que cuidam especificamente de um conjunto de Unidades de Negócio, através das permissões podem ser definidos acessados restritos aos dados somente do grupo que pertence a sua administração.
6. Outro uso bastante comum é dar permissão ao Operador somente para geração de relatórios, que fazem parte de um Grupo de Relatórios.
6.1. Por exemplo, criar um Operador para o Analista Contábil emitir os relatórios para conferência da apropriação contábil da folha de pagamento, com as definições:
- Transação somente para o Menu: Emitir Relatórios;
- Permissão somente para emitir relatórios do Grupo Relatórios Contábeis.
6.2. Pode-se definir que a Transação é o menu/tela permitida para acesso, e as Permissões são filtros aplicados aos menus/telas do sistema em relação aos cadastros existentes.
No cadastro de operadores estas diretrizes estão disponíveis na guia Diretrizes do Operador e separadas por Módulo, contudo algumas diretrizes se repetem entre os Módulos.
Por este motivo, também tenha cuidado ao habilitar algumas permissões em diretrizes.
Exemplo:
No Módulo Treinamento e Desenvolvimento, um determinado operador não possui permissão para alterar o cargo das pessoas através da diretriz Se pode alterar o Cargo?. Se no Módulo de Saúde Ocupacional esta permissão for concedida, neste Módulo este poderá realizar estas mudanças, pois diretrizes se repetem entre os Módulos.
Situações como estas são definidas para atender às exigências das políticas, normas ou processos atribuídos ao operador do sistema em cada empresa.
Por este motivo, tenha estas normas bem definidas para o cadastro de operadores no sistema.
Ainda neste cadastro, a guia Permissões Especificas agrega opções para controle de apuração de ponto e REP.
Os Operadores podem se agrupar por perfis semelhantes, saiba como criar Grupo de Operadores.
Saiba também, a diferença entre desativar ou desconectar um operador: