Para solucionar o problema de lentidão no Sistema é necessário uma análise detalhada por parte da TI para verificar se algum processo não está impactando.
Para isso, adotamos alguns procedimentos padrões que devem ser seguidos:
1. META OTIMIZA
O MetaOtimiza é uma ferramenta criada para Otimizar o Banco de Dados e Reconstruir índices nas tabelas, a fim de corrigir eventuais erros no Banco e agilizar os processos do Sistema Metadados.
Leia o artigo: Como executar o Meta Otimiza.
2. DIRETÓRIOS DO SISTEMA
Existem casos em que os processos são um pouco mais lentos nos computadores dos usuários e mais rápidos somente no servidor.
Isso se deve devido a Estrutura de Rede do Cliente. Normalmente esse problema ocorre em Redes em Estrela na qual existe um Servidor que distribui as Informações para os demais computadores. Estes computadores compartilham a mesma informação, gerando assim uma lentidão, pois todos buscam ao mesmo tempo as Informações no mesmo Servidor.
Segue imagem para entender melhor:
Um procedimento que adotamos para agilizar a busca das informações é colocar o Diretório do RHSIS e do RHTRAB sem mapeamento. Conforme o artigo Mapeando diretório do sistema.
Observação:
Ao invés de ser um caminho Mapeado, substitua pelo caminho de rede do servidor:
Não deve estar desta forma:
Deve estar desta forma:
3. CONFIGURAÇÕES DE INSTALAÇÃO
Para melhorar a performance nos ambientes, algumas configurações podem ser feitas, tanto no servidor onde está instalado o sistema quanto nas máquinas dos usuários.
O procedimento Configurações de Instalação ajudam nos processos do sistema, execute-o para melhor agilidade dos processos do sistema.
4. REDUZIR O TAMANHO DO BANCO (SQL)
Execute o procedimento para redução do tamanho do Banco de Dados.
Esse procedimento além de reduzir o tamanho, exclui logs que podem afetar a velocidade de busca das informações no banco.
Artigo com o procedimento: Reduzindo o tamanho do Banco de Dados.
5. VALIDAÇÕES INTERNAS
Em caso de persistência da lentidão, deve ser analisado alguns fatores da infraestrutura local pelo seu setor de TI, pois, se chegar nesta etapa, a lentidão está relacionada ao ambiente, não mais ao sistema.
5.1. Verifique se a conexão entre servidor e estação que utiliza o sistema está consistente. Caso consultar no gerenciador de tarefas que o consumo do executável RHID.EXE estiver utilizando menos de 10,0 MB a rede está lenta. ele deve consumir entre 30,0 e 70,0 MB conforme abaixo.
5.2. Ao executar o sistema e seus módulos, verifique se existe recursos suficientes para o mesmo operar. (Processamento CPU, Memoria, Disco...).
5.3. Verifique se o antivírus não está impactando na execução do sistema. Deixe a pasta META nas exceções de varredura do antivírus e os executáveis dos módulos também. (RHFP.EXE, RHID.EXE, RH.EXE, RHPA.EXE, RHIB.EXE...).
5.4. Tente copiar a pasta RHSIS de dentro do servidor para a máquina com lentidão e abra o sistema pela pasta copiada. Caso a lentidão não ocorra pode estar relacionada a rede entre servidor e máquina. Valide os recursos necessários do artigo Requisitos de instalação do sistema.
5.5. Realize a verificação se ocorre a lentidão relatada em outras estações ou se é em um local específico.