Para solucionar o problema de lentidão no Sistema é necessária uma análise detalhada por parte da TI para verificar se algum processo não está impactando.
Para isso, adotamos alguns procedimentos padrões que devem ser seguidos:
1- META OTIMIZA
O MetaOtimiza é uma ferramenta criada para Otimizar o Banco de Dados e Reconstruir índices nas tabelas, a fim de corrigir eventuais erros no Banco e agilizar os processos do Sistema Metadados.
Veja o artigo:
2- DIRETÓRIOS DO SISTEMA
Existem casos onde os processos são um pouco mais lentos nos computadores dos usuários e mais rápidos somente no servidor.
Isso se deve devido a Estrutura de Rede do Cliente. Normalmente esse problema ocorre em Redes em Estrela onde existe um Servidor que distribui as Informações para os demais computadores e os mesmos compartilham a mesma informação, gerando sim, uma lentidão, pois todos buscam ao mesmo tempo, as Informações no mesmo Servidor.
Segue imagem para entender melhor:
Um procedimento que adotamos que agiliza a busca das informações é colocar o Diretório do RHSIS e do RHTRAB sem mapeamento.
Conforme o artigo Mapeando diretório do sistema
Obs:
Ao invés de ser um caminho Mapeado, substitua pelo caminho de rede do servidor:
Não deve estar desta forma:
Deve estar desta forma:
3- CONFIGURAÇÕES DE INSTALAÇÃO
Para melhorar a performance nos ambientes, algumas configurações podem ser feitas, tanto no servidor onde está instalado o sistema quanto nas máquinas dos usuários.
O procedimento Configurações de Instalação ajudam nos processos do sistema, execute-o para melhor agilidade dos processos do sistema.
4- REDUZIR O TAMANHO DO BANCO (SQL)
Execute o procedimento para redução do tamanho do banco de dados.
Esse procedimento alem de reduzir o tamanho, exclui logs que podem afetar a velocidade de busca das informações no banco.
Artigo com o procedimento: Reduzindo o tamanho do banco
5- VALIDAÇÕES INTERNAS
Em caso de persistência da lentidão, deve ser analisado alguns fatores da infraestrutura local pelo seu setor de TI, pois, se chegar nesta etapa, a lentidão está relacionada ao ambiente, não mais ao sistema.
5.1- Verifique se a conexão entre servidor e estação que utiliza o sistema está consistente. Caso consultar no gerenciador de tarefas que o consumo do executável RHID.EXE estiver utilizando menos de 10,0 MB a rede está lenta. ele deve consumir entre 30,0 e 70,0 MB conforme abaixo.
5.2- Ao executar o sistema e seus módulos, verifique se existe recursos suficientes para o mesmo operar. (Processamento CPU, Memoria, Disco...)
5.3- Verifique se o antivírus não está impactando na execução do sistema. Deixe a pasta META nas exceções de varredura do antivírus e os executáveis dos módulos também. (RHFP.EXE, RHID.EXE, RH.EXE, RHPA.EXE, RHIB.EXE...)
5.4- Tente copiar a pasta RHSIS de dentro do servidor para a máquina com lentidão e abra o sistema pela pasta copiada. Caso a lentidão não ocorra pode estar relacionada a rede entre servidor e máquina. Valide os recursos necessários do artigo Requisitos de instalação do sistema