Situação: Ao entrar no sistema, após informar usuário e senha o sistema solicita informações do banco de dados para conexão.
Assim que as informações são inseridas, são exibidas as mensagens " Não foi possível conectar ao banco de dados. Deseja tentar configurar novamente?" ou "Erro ao Conectar Banco de Dados. [DBNETLIB][ConnectionOpen (Connect()).]SQL Server inexistente ou acesso negado.", impossibilitando o acesso ao sistema.
Mensagens:
Solução:
1- Verifique se os serviços do SQL estão iniciados na máquina ou servidor que o sistema está instalado.
Para acessar, abra o menu iniciar e digite "Serviços" ou "Services". Irá aparecer o ícone conforme abaixo, você deve dar um clique sobre ele.
Serviços do SQL:
2- Verifique se as informações de acesso do banco de dados estão corretas no MDE. Para isso, siga as instruções conforme o artigo: Como Configurar o ConfigMDE.xml
3- Verifique há existência de bloqueio no firewall para a porta do banco de dados.
-
Porta TCP 135 • Porta utilizada para Instrumentação de Gerenciamento do Windows (controla diversas ferramentas do SQL);
-
Porta TCP 443 • Porta padrão de comunicação de protocolos de HTTPS;
-
Porta TCP 1433 • Se aplica a conexões de rotina padrão do Mecanismo de Banco de Dados;
-
Porta TCP 1434 • Para configurar a comunicação em rede do SQL como Administrador Dedicado;
-
Porta UDP 1434 • Se aplica para utilizar SQL Server Navegador, utilizado para executar o serviço do SQL Server em rede;
4- Verifique se o servidor do banco de dados está acessível pelo computador.