Situação:
Ao importar o arquivo DIRF no aplicativo gerador da DIRF 2022 pode ocorrer a mensagem de ERRO - "Indicador de plano privado de assistência à saúde - coletivo empresarial igual a "N". Os registros referentes aos planos privados de assistência à saúde não foram importados."
Observe que ao importar novamente a DIRF ocorre a mensagem:
Isso significa que na primeira importação foi gravado os dados da tela de Informações do Declarante, no qual não é importada novamente.
Solução:
Este erro ocorre quando outra equipe, por exemplo a equipe de escrita fiscal ou Contabilidade, já começou o preenchimento da DIRF e na opção de Plano de Saúde não foi marcado.
Exclua a declaração na DIRF e efetue a importação da folha e posteriormente, faça a importação ou digitação da contabilidade/escrita fiscal.
Para que esse erro não ocorra, inicie sempre a importação do arquivo DIRF gerado pelo sistema de Folha de Pagamento.
Orientamos que o arquivo da DIRF gerado pela folha de pagamento seja importado e conferido antes de importar o arquivo DIRF de outros departamentos, porque se a empresa estiver declarando informações dos planos de saúde, o analisador não as substituirá. Portanto, antes de importar o arquivo novamente, exclua o arquivo anterior acessando o menu Declaração > Excluir e selecione a Empresa.