Se o seu perfil de usuário no Portal RH estiver configurado para visualizar atestados médicos, você encontrará a opção de acesso no menu. Tanto colaboradores quanto gestores terão essa funcionalidade disponível.
Para acessar, siga o caminho: Menu > Portal RH > Meus Dados > Atestado Médico.
Nesta seção, será possível visualizar os atestados médicos que foram cadastrados para o colaborador através do próprio Portal RH.
1. Consultar, editar e cancelar atestados
Através do botão presente no registro do atestado médico é possível CONSULTAR os dados informados no atestado. Não será possível alterar nenhum dado, somente consultá-los.
Através do botão presente no registro do atestado médico é possível EDITAR os dados informados no atestado. Somente será possível alterar e complementar os dados dos atestados com situação "Possui Pendências". As situações são alteradas através do sistema SIRH.
Visualização e Gerenciamento de Atestados
Uma vez que os dados da ocorrência de um atestado são inseridos no sistema pela equipe responsável, essas informações ficarão visíveis no portal para consulta.
No entanto, é importante notar que a visualização é apenas para leitura, não sendo possível fazer alterações, mesmo que o atestado esteja marcado como "Possui Pendências" e exija ajustes do usuário que o lançou.
Se o atestado ainda não tiver sido gerado, você poderá cancelá-lo diretamente pelo Portal RH. Basta clicar no botão "Cancelar Atestado".
Ao clicar no botão "Cancelar Atestado" será solicitado o motivo do cancelamento.
2. Criar um novo Atestado
Através do botão "Novo Atestado" é possível incluir atestados médicos.
Ao clicar sobre o botão o formulário para preenchimento será apresentado.
Preenchendo os Campos do Atestado Médico no Portal RH
Ao registrar um atestado médico no Portal RH, você encontrará diversos campos para preencher. Abaixo, detalhamos cada um deles para facilitar o processo:
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Colaborador: Exibe automaticamente as informações da pessoa e do contrato que está registrando o atestado. Se o usuário logado possuir múltiplos vínculos ou contratos, um campo de seleção será exibido para que você possa escolher o correto.
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Classificação: Campo de preenchimento obrigatório para informar a classificação do atestado. As opções são exibidas no portal apenas se configuradas na "Administração do Sistema > Configuração do Portal". Este campo não oferece sugestões pré-definidas.
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Tipo: Preenchimento obrigatório. Informe se o atestado é Interno ou Externo. Assim como a "Classificação", este campo não oferece opções sugeridas.
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Beneficiário: Você deve informar se o atestado é do Titular ou do Dependente. Por padrão, a opção "Titular" é sugerida.
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Dependente: Este campo é habilitado somente quando a opção "Dependente" for selecionada no campo "Beneficiário". Ao ser ativado, exibe os dependentes associados à pessoa do atestado.
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Anexo: É obrigatório anexar a imagem do atestado para que o cadastro possa ser salvo. Os formatos de arquivo aceitos são: .jpg, .jpeg, .png, .pdf, .doc ou .docx.
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Data de Início: Informe a data em que o atestado médico se inicia.
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Tipo Afastamento: Selecione se o atestado é por Dias, Faixa de Horas ou Horas/Dia.
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Observação para Usuários Android: Se estiver usando um celular Android, é necessário tirar a foto do atestado pela câmera do celular e, no aplicativo, selecioná-la usando a opção "Photo Library".
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Detalhes sobre o Campo "Tipo Afastamento"
A disponibilidade das opções no campo "Tipo Afastamento" depende da configuração de horário flexível:
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Se a data de início possuir horário flexível, você poderá selecionar os tipos "Dias" e "Horas/Dia".
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Se a data de início não possuir horário flexível, você poderá selecionar os tipos "Dias" e "Faixa de Horas".
Para mais informações sobre este campo, consulte o artigo: "Campo Tipo Afastamento (Dias, Horas/Dia, Faixa de Horas) - Atestado Médico".
Outros Campos Importantes
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Dias: Este campo é habilitado apenas quando a opção "Dias" for selecionada em "Tipo de Afastamento". Ele será desabilitado se "Faixa de Horas" ou "Horas/Dia" forem escolhidos.
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Faixa de Horas: Habilitado somente se "Faixa de Horas" for selecionada em "Tipo de Afastamento". Será desabilitado se "Dias" ou "Horas/Dia" forem escolhidos.
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Duração: Este campo é habilitado apenas se "Horas/Dia" for selecionada em "Tipo de Afastamento". Será desabilitado se "Faixa de Horas" ou "Dias" forem escolhidos.
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Profissional: Você pode selecionar profissionais já cadastrados no sistema, exceto aqueles cuja categoria SST seja "Engenheiro da segurança do trabalho" ou "Técnico da segurança do trabalho".
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Serviço Médico: É possível selecionar serviços médicos previamente cadastrados no sistema.
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Motivo Principal: Selecione um dos motivos já cadastrados no sistema.
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Complemento do Motivo: Você pode escolher um complemento para o motivo, se disponível no sistema.
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CID: Selecione um dos CIDs (Classificação Internacional de Doenças) já cadastrados no sistema.
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Justificativa: Campo opcional para informar uma justificativa para a inclusão do atestado médico, com um limite máximo de 800 caracteres.
Finalizando e Visualizando
Após preencher todos os dados, clique em "Finalizar" para salvar o atestado. Ao finalizar, a situação do atestado será alterada para "Enviado".
Gestores: Para visualizar os atestados médicos dos colaboradores que você tem permissão, acesse:
Menu > Portal RH > Gestão > Atestado Médico.
Ficou alguma dúvida sobre o preenchimento de algum campo?
1. Consultar e editar atestados
Conforme descrito acima para o colaborador.
2. Novo Atestado
Conforme descrito acima para o colaborador.
IMPORTANTE:
É importante entender como os arquivos de atestados são armazenados e gerenciados no sistema:
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Local do Arquivo: Quando um atestado é criado, o arquivo é primeiramente salvo no banco de dados. Posteriormente, ao ser visualizado nos módulos de Ocorrência ou Folha, ele é extraído para a pasta de trabalho configurada como "RHTRAB".
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Gerenciamento: O gerenciamento completo dos atestados (visualização e outras ações) está disponível exclusivamente nos módulos de Ocorrência e Folha. O módulo de Frequência não oferece essa opção.
- Notificações dos Atestados: os atestados lançados geram notificação somente no Sininho do Portal RH, não é enviado e-mail aos envolvidos.
Veja também:
Campo Tipo Afastamento (Dias, Horas/Dia, Faixa de Horas) - Atestado Médico
Como configurar o sistema SIRH para uso do atestado médico no Portal RH
Onde são Armazenados os Atestados Incluídos no Portal RH
Como configurar pasta para salvar arquivos dos Atestados Médicos do Portal RH
Como cadastrar motivos e complementos de atendimento do atestado médico?
Como realizar o gerenciamento do atestado médico no sistema SIRH?