Quando o perfil do usuário logado estiver configurado para disponibilizar o atestado médico será apresentado no menu do PortalRH a opção de acesso.
Esta opção será disponibilizada tanto para colaboradores como para gestores.
Acesse o Menu: PortalRH > Meus Dados > Atestado Médico.
É possível visualizar os atestados médicos do colaborador cadastrados pelo Portal.
1. Consultar, editar e cancelar atestados
Através do botão presente no registro do atestado médico é possível CONSULTAR os dados informados no atestado. Não será possível alterar nenhum dado, somente consultá-los.
Através do botão presente no registro do atestado médico é possível EDITAR os dados informados no atestado. Somente será possível alterar e complementar os dados dos atestados com situação "Possui Pendências". As situações são alteradas através do sistema SIRH.
Observação: A partir do momento que os dados relativos à ocorrência forem inseridos no sistema pela pessoa responsável pelo controle dos atestados, ao consultar o atestado pelo portal, também serão exibidas tais informações, porém, apenas para visualização, sem permitir alterações mesmo que o lançamento do atestado esteja com a Situação "Possui Pendências" e necessite de ajuste por parte do usuário que tenha feito o lançamento.
Enquanto o atestado não estiver gerado é possível cancelá-lo através do PortalRH clicando no botão "Cancelar Atestado".
Ao clicar no botão "Cancelar Atestado" será solicitado o motivo do cancelamento.
2. Criar um novo Atestado
Através do botão "Novo Atestado" é possível incluir atestados médicos.
Ao clicar sobre o botão o formulário para preenchimento será apresentado.
Sobre os campos:
- Colaborador: São exibidas as informações da Pessoa e do Contrato que está fazendo o registro do atestado. Se existir mais de uma pessoa e/ou contrato para o usuário logado, é exibido o campo para seleção;
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Classificação: Deve ser informada a classificação do atestado. Somente são exibidos no portal se na Configuração do Portal da Administração do Sistema estiver configurado para ser exibido. Quando exibido, este campo não terá nenhuma das opções sugeridas e seu preenchimento é obrigatório;
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Tipo: Deverá ser informado se é Interno ou Externo. Este campo não terá nenhuma das opções sugeridas e seu preenchimento é obrigatório;
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Beneficiário: Deverá ser informado se o atestado é do "Titular" ou do "Dependente". Por padrão, será sugerido "Titular";
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Dependente: Este campo é habilitado apenas quando o campo "Beneficiário" possuir a opção "Dependente" selecionada. Quando estiver selecionado, são exibidos os beneficiários pertencentes a pessoa do atestado médico;
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Anexo: A imagem do atestado deve constar no cadastro, sendo assim, seu preenchimento é obrigatório para que o cadastro possa ser salvo; O arquivo anexado, deve ser no formato (.jpg, .jpeg, .png, .pdf, .doc ou .docx).
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Data de Início: Deve ser informada a data de início do atestado médico;
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Tipo Afastamento: Deve ser informado se o atestado é de "Dias", "Faixa de "Horas" ou "Horas/Dia".
OBSERVAÇÕES:
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- Quando a data de início possuir horário flexível será possível selecionar os tipos "Dias" e "Horas/Dia". Quando não for horário flexível será possível selecionar os tipos "Dias" e "Faixa de Horas".
- Mais informações no artigo abaixo:
- Campo Tipo Afastamento (Dias, Horas/Dia, Faixa de Horas) - Atestado Médico
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Dias: Este campo é habilitado apenas se o campo "Tipo de Afastamento" possuir selecionada a opção "Dias". Quando estiver selecionada alguma das opções "Faixa de Horas" ou "Horas/Dia" ele será desabilitado;
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Faixa de Horas: Este campo é habilitado apenas se o campo "Tipo de Afastamento" possuir selecionada a opção "Faixa de Horas". Quando estiver selecionada alguma das opções "Dia" ou "Horas/Dia" ele será desabilitado;
- Duração: Este campo é habilitado apenas se o campo "Tipo de Afastamento" possuir selecionada a opção "Horas/Dia". Quando estiver selecionada alguma das opções "Faixa de Horas" ou "/Dia" ele será desabilitado;
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Profissional: É possível selecionar os profissionais já cadastrados no sistema. Serão apresentados os profissionais cuja categoria do SST seja diferente de "Engenheiro da segurança do trabalho" e "Técnico da segurança do trabalho";
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Serviço Médico: É possível selecionar os serviços médicos já cadastrados no sistema;
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Motivo Principal: É possível selecionar os motivos já cadastrados no sistema;
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Complemento do Motivo: É possível selecionar os complementos já cadastrados no sistema.
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CID: É possível selecionar um dos CIDs já cadastrados no sistema;
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Justificativa: É possível o usuário informar uma justifica para inclusão do atestado médico. Tamanho máximo de 800 caracteres.
Após preencher os dados, o usuário deve clicar em "Finalizar" para salvar. Ao finalizar um atestado a sua situação será assumida como "Enviado".
Acesse o Menu: PortalRH > Gestão > Atestado Médico.
É possível visualizar os atestados médicos dos colaboradores que o gestor tem permissão de visualização.
1. Consultar e editar atestados
Conforme descrito acima para o colaborador.
2. Novo Atestado
Conforme descrito acima para o colaborador.
Importante:
Sobre o local do arquivo: Quando o atestado é criado o arquivo fica no banco de dados. Depois, quando no módulo de ocorrência e/ou folha ele é visualizado ele é extraído na pasta de trabalho configurada "RHTRAB".
Somente há gerenciamento de atestados nos módulos de ocorrência e folha. Frequência não possui esta opção liberada.
Veja também:
Campo Tipo Afastamento (Dias, Horas/Dia, Faixa de Horas) - Atestado Médico
Como configurar o sistema SIRH para uso do atestado médico no Portal RH
Onde são Armazenados os Atestados Incluídos no Portal RH
Como configurar pasta para salvar arquivos dos Atestados Médicos do Portal RH
Como cadastrar motivos e complementos de atendimento do atestado médico?
Como realizar o gerenciamento do atestado médico no sistema SIRH?