Nome do programa = RHPRALTLEICOMSIM
Descrição = Converte leiaute comp. p/simplif.eSocial
1. Esse programa deve ser cadastrado no módulo da Folha de Pagamento, menu: Arquivo> Cadastrar Rotinas Especiais e não necessita de senha, conforme modelo abaixo:
Antes da execução desse programa uma série de situações deve ser revisada:
- O layout ''Completo'' deve estar informado nas informações do empregador (menu eSocial);
- Não deve haver um registro preliminar (evento S-2190) sem o respectivo S-2200 (Cadastramento inicial do vinculo/Admissão) na versão do leiaute ''completo''. Validamos o período anterior a data de execução, o mês atual da execução e o mês posterior também a execução.
- Se houver um eventos S-1280 (evento de informações complementares aos eventos periódicos) deve haver um fechamento para ele no mesmo período no leiaute ''completo''. Validamos o período anterior a data de execução e o mês atual da execução.
- Não pode haver eventos no layout completo com a situação:
rejeitados: eventos transmitidos e rejeitados pelo eSocial para os eventos S-2200 e S-2206. Demais tipos podem estar rejeitados.
Se existir evento nessa situação informa:
Existem eventos rejeitados que precisam ser solucionados ainda no layout completo.
transmissão autorizada - Se existir evento nessa situação deve informar:
Existem eventos que não foram transmitidos que precisam ser enviados no leiaute completo.
bloqueados: Se existir evento nessa situação deve informar:
Existem eventos bloqueados que precisam ser solucionados ainda no leiaute completo.
- Não pode haver nenhum evento S-2206 com data de alteração contratual posterior a data da geração.
- Eventos aguardando prazo para envio - são trocados na execução desse programa para o leiaute simplificado sem precisarem ser cancelados pelo cliente e novamente gerados.
- Buscamos os contratos ativos e afastados que tenham treinamentos:
se nenhum vinculo tiver treinamentos avisa antes da execução do programa.
Não foi localizado nenhum treinamento nos contratos ativos e afastados, deseja mesmo continuar?
Caso os contratos tenham treinamentos ocorre a geração de um evento S-2206:
O eSocial obriga que a partir do leiaute simplificado os contratos que tenham vinculo no eSocial tenham sua carga de treinamentos (para quem realmente tiver treinamentos validos e for obrigado a enviar). Quem tem o modulo Treinamento e Desenvolvimento verificamos se o treinamento é valido e aprovado. quem não tem o modulo citado faz o cadastro no módulo de Folha.
SE a data da troca de layout for antes de 22/05/2022 (data limite do término de convivência entre os dois leiautes) considera a data atual como data base para os eventos de alteração. Senão deve considerar 22/05/2022.
Verificamos nessa data da troca quem são esses contratos ativos e afastados que tem treinamentos validos para essas datas. O que é um treinamento válido:
- verificamos no cadastro básico de cursos se ele está vigente olhando pelo campo validade. Verificar pela data de termino + validade se esta valido: (nova definição) comparado com a data base do evento (s-2200 pela data de inicio da respectiva fase dele ou S-2206 pela data da alteração).:
Invalido: Data base do evento é maior que termino + validade – não vai para o eSocial
Valido: Data base do evento é menor que termino + validade – vai para o eSocial.
senão existir data de termino consiste pela data de inicio.
2. Realizado as conferências acima, gere a rotina pelo menu Relatório/ Rotinas Especiais, localize a rotina cadastrada e inicie a geração selecionado a empresa.
Ao final do processo:
- se nenhum vinculo tiver treinamentos avisa no final do processamento:
Não foram gerados eventos S-2206 com treinamentos para nenhum dos vínculos ativos/afastados no eSocial.
- se algum vinculo tiver treinamento e outros não tiverem também lista em um relatorio por unidade/contrato - nome da pessoa de quem gerou com o codigo do treinamento + descrição do treinamento para quem gerou e a lista de quem não gerou com a unidade e contrato + nome da pessoa.
Mensagem com treinamento:
Mensagem sem treinamento:
- de preferência é importante ter encerrado o período mensal dos eventos periódicos (mensais) anterior ao mês da execução.
Realizado as conferências acima gere a rotina pelo menu Relatório/ Rotinas especiais, localize a rotina cadastra e inicie a geração selecionado a empresa
Após a troca o que deve ser conferido:
- Informações do empregador
- verificar se os eventos S-2206 (no caso de treinamentos) foram aceitos pelo eSocial no Gerenciador de eventos.
IMPLEMENTAÇÃO PARA CLIENTES QUE NÃO EXECUTARM VIARDA ATÉ 22/05/2022
Para a versão de maio vamos mudar essa regra, para caso o cliente tenha um evento não periódico (Alterado para que passe a gerar os eventos S-2200, S-2205, S-2206, S-2300 e S-2306 rejeitados) no layout completo, não tranque a virada dele, mas que chame a geração desse evento no layout simplificado.
Os demais eventos não periódicos não foram listados aqui pois o reenviar da tela remontará esses eventos.
Justificativa:
O cliente vai estar no dia 23/05/2022 (ou uma data maior) e vai se lembrar que não efetuou a virada de layout, só que nesse tempo ele fez uma admissão ou alteração, ela será rejeitada pois a partir de 23/05/22 não pode mais nenhum evento no completo, e ele não conseguirá virar o layout como esta hoje por ter o evento rejeitado.
Então deve excluir esse evento completo (independente de sua data de geração) e chamar a geração desse tipo de evento por um novo evento no layout simplificado para o codigounicocontrato e matricula que estão rejeitados e coloca-los como situação = transmissão autorizada.
obs: cuidado que hoje bloqueamos a questão de eventos transmissão autorizada, isso deve continuar ocorrendo, mas esses novos eventos não podem ser motivo de bloqueio pois foram gerados novamente na troca de layout e precisam ser enviados no layout simplificado.