O que é Assinatura Eletrônica padrão CAdES?
CAdES (CMS Advanced Electronic Signature) é um dos padrões de assinatura digital definidos pela ICP-Brasil, possibilitando a assinatura de qualquer tipo de documento.
Assinaturas em padrão CAdES devem ser armazenadas em um arquivo no formato p7s destacado (detached). Deve-se também preencher o registro (última linha do arquivo) referente à assinatura digital com o texto literal “ASSINATURA_DIGITAL_EM_ARQUIVO_P7S” e espaços à direita para complementar os 100 caracteres. Ademais, o arquivo p7s deve ser nomeado com nome do arquivo AEJ incluindo a extensão “.p7s”.
Obs.: A assinatura eletrônica pode estar contida em um único arquivo ou destacada, ou seja, em arquivo separado. Quando separada é necessário validar o arquivo de dados e o arquivo da assinatura. O arquivo que contém a assinatura possui uma extensão diferenciada e própria .p7s.
Como validar a assinatura eletrônica?
Para validar, acesse o Site neste endereço: https://validar.iti.gov.br/
Validando os arquivos
1 - Quando a assinatura é de forma destaca, é necessário clicar na opção "Assinatura Destacada" de forma que o Site disponibilize duas opções para informar os referidos arquivos;
2 - Para validar o arquivo de dados, clique na opção "Escolher arquivo". Informe o caminho do arquivo .txt.
3 - Para validar o arquivo da assinatura, clique na opção "Assinatura Destacada arquivo". Informe o caminho do arquivo .p7s.
4 - Feito este procedimento é só clicar em validar.
Atenção: Não é aconselhável alterar informações diretamente no arquivo de dados na tentativa de fazer algum tipo de ajuste. Este procedimento poderá invalidar o conteúdo da assinatura eletrônica.
Exemplo do validador:
Após o término da validação, será exibido mensagem como demonstra as imagens a seguir.
Exemplo 1: Arquivo com assinatura válida.
Exemplo 2: Arquivo com assinatura reprovada
Leia também:
Como gerar o Arquivo AEJ - Arquivo Eletrônico de Jornada.
O que é AEJ - Arquivo Eletrônico de Jornada.