Neste artigo, você conhecerá os ambientes de navegação do Portal RH e do Quiosque RH nas visões Colaborador e Gestor.
O Portal RH e o Quiosque do Colaborador são ferramentas web que visam à descentralização da área de recursos humanos, facilitando, assim, o acesso às informações tanto pelos gestores quanto pelos colaboradores.
Confira a utilização de cada ambiente:
Portal RH - Utilizado por gestores e colaboradores nos computadores de trabalho.
Quiosque RH - Utilizado por colaboradores através de equipamentos touchscreen.
No acesso ao aplicativo, o sistema utiliza 2 formas para demonstrar as informações para o usuário; conforme o Tipo de Perfil selecionado:
- Meus Dados: acesso aos dados cadastrais e contratuais do colaborador.
- Gestão: acesso aos dados pessoais e contratuais dos liderados.
Confira a seguir, a característica de cada visão.
Meus Dados
Neste menu, o usuário tem acesso às Ações liberadas para o seu Perfil de Colaborador.
Para visualizar as Ações liberadas, acesse o Menu: Meus Dados.
Em seguida, clique na informação que deseja visualizar.
A visualização dos dados depende de configuração prévia, configuração do módulo administração do sistema - configurações do portal.
Neste menu, o usuário tem acesso às Ações liberadas para o seu Perfil de Colaborador.
Para visualizar as Ações liberadas, acesse: Meus Dados.
Em seguida, clique na informação que deseja visualizar.
A visualização dos dados depende de configuração prévia, configuração do módulo administração do sistema - configurações do portal.
Confira a seguir um resumo das consultas do Colaborador.
Acerto do Ponto
É proveniente do módulo Frequência.
Possibilita ao colaborador incluir, excluir marcações e criar programações de horários, conforme configuração do Acerto do Ponto para o perfil Colaborador.
Capacitação profissional
É proveniente do módulo Treinamento e Desenvolvimento.
Visualização dos treinamentos necessários, realizados, programados e a fazer do colaborador, bem como o histórico de alterações cadastrais.
Comprovante de Rendimentos e Recibo de Pagamento
São provenientes do módulo Folha de Pagamento.
Consulta e impressão do Comprovante de Rendimentos e do Recibo de Pagamentos.
Descritivo de Cargos
É proveniente das definições do relatório Descritivo de Cargo/Função (RHPR8310), informado nas Ações do cadastro dos Perfis, podendo ser por Cargo ou Função.
Visualização do Descritivo de Cargo/Função detalhado, além da(s): experiência necessária, competências técnicas e comportamentais e escolaridade/instrução mínima e desejável.
Espelho do Ponto
É proveniente do módulo Frequência.
Consulta e impressão do Espelho do Ponto
Ficha do Funcionário
Visualização dos dados cadastrais do Colaborador: dados contratuais, alterações contratuais, férias cedidas, contribuições sindicais e alterações salariais e pessoais
Minha Carreira
É proveniente do módulo Gestão de Cargos e Salários.
Visualização do enquadramento do cargo e do colaborador na Carreira correspondente.
Minhas Avaliações
É proveniente do módulo Avaliação de Desempenho.
Visualização das avaliações a vencer e vencidas para devido monitoramento.
O gestor deve selecionar o funcionário que será avaliado e clicar no botão Avaliar para abrir o formulário de avaliação, além disso clicando em:
- Salvar, a edição será gravada, porém é possível reavaliar as competências posteriormente.
- Finalizar, a avaliação será concluída não poderá mais ser alterada.
Minhas Solicitações
É um processo de formulário dinâmicos, cadastrados conforme necessidade através de regras de perfil que estabelecem quem será o solicitante, o Aprovador e o Executor.
- Visualização de todas as solicitações abertas por ele, com respectivo status
- Solicitações pendentes: relações de solicitações pendentes para aprovação ou execução.
- Minhas aprovações: relação das solicitações aprovadas
- Minhas reprovações: relação das solicitações reprovadas.
- Minhas execuções: relação das solicitações executadas
Para abrir novas solicitações, basta clicar no ícone Abrir nova solicitação, selecionar a solicitação desejada e clicar no botão Iniciar Solicitação
Mesmo para o Perfil de Gestor, as solicitações que precisam de aprovação ou execução devem ser realizadas pelo menu:
> Menu: Meus Dados / Minhas Solicitações.
Esta consulta permite visualizar as solicitações pendentes para aprovação ou execução do perfil.
Plano de Carreira
É proveniente do módulo Gestão de Cargos e Salários.
Visualização de todas as carreiras vinculadas ao Plano de Carreiras, Independente de enquadramento do Cargo em questão.
Exemplo Visualização Diagrama de Carreira:
Planos de Ação
Visualização dos seus Planos de Ação, permitindo realizar filtros por situação do Plano.
Ajustes de Senha de Acesso
A alteração de Senha do Usuário permite alterar a senha quando o método de autenticação for pela aplicação.
Basta informar as senhas anterior e nova.
Em caso de esquecimento da senha de acesso do Portal, deve ser realizada pelo módulo Folha de Pagamento:
> Menu: Cadastramento / Pessoas/ Endereço / Informações do Usuário.
Em seguida, clique no campo Senha para alterá-la ou exclui-la. Em caso de exclusão, deve-se deletar as informações do login.
Exemplo:
Para habilitar o botão Senha, o login de acesso deve ser informado.
Gestão
Este menu somente é habilitado para usuário com Tipo de Perfil Gestor.
As consultas ou processos realizados neste menu referem-se aos dados dos colaboradores da equipe do respectivo gestor.
Para visualizar as Ações liberadas, acesse o Menu: Gestão.
Confira a seguir um resumo das consultas do Gestor.
Acerto do Ponto
É proveniente do módulo Frequência.
Possibilita ao gestor incluir, alterar e excluir marcações de seus colaboradores, bem como a troca de eventos do Ponto para seu devido acerto. Para facilitar o processo, pode-se utilizar um dos seguintes filtros ou selecionar a Pessoa:
- Contratos com erros/exceções.
- Dias com erros/exceções.
- Todos os contratos ativos e afastados.
Acompanhamento de Vagas
É proveniente do módulo Recrutamento e Seleção.
Possibilita ao Gestor o acompanhamento das vagas relacionadas a sua equipe nos seguintes status: aberta, aguardando aprovação, encerrada, suspensa e cancelada. São listadas todas as requisições, cuja lotação seja adequada à Permissão de Visualização do Perfil de gestão.
Autorização de Horas Extras
Possibilita ao gestor incluir, consultar e excluir as horas extras (quantidade ou faixa de horas), além de autorizar o acesso, o transporte e a reserva de refeição. É possível, também, visualizar o Histórico de Geração do Acesso.
Banco de Horas
É proveniente do módulo Frequência.
Visualização das horas de banco de horas dos colaboradores, possibilitando realizar o devido controle.
Capacitação da Equipe
É proveniente do módulo Treinamento e Desenvolvimento.
Possibilita ao gestor analisar a capacitação da sua equipe, conforme as necessidades de treinamento supridas e pendentes de cada membro. Para facilitar a identificação dos membros com mais carência de treinamento basta consultar a coluna Proficiência.
Esta informação é calculada com base nos treinamentos realizados, equivalentes e dispensados em comparação aos pendentes, planejados e programados do funcionário e da equipe.
Capacitação Profissional
É proveniente do módulo Treinamento e Desenvolvimento.
Visualização dos treinamentos necessários, realizados, programados e a fazer dos colaboradores.
Comprovante de Rendimentos e Recibo de Pagamento
É proveniente do módulo Folha de Pagamento.
Consulta e impressão do Comprovante de Rendimentos e do Recibo de Pagamentos da equipe.
Descritivo de Cargos
É proveniente das definições do relatório Descritivo de Cargo/Função (RHPR8310), informado nas Ações do cadastro dos Perfis, podendo ser por: Cargo ou Função.
Visualização do Descritivo de Cargo/Função detalhado, além da(s): experiência necessária, competências técnicas e comportamentais e escolaridade/instrução mínima desejável.
O Gestor terá acesso a todas descrições de cargos da equipe.
Espelho do Ponto
É proveniente do módulo Frequência.
Consulta e impressão do Espelho do Ponto da equipe
Ficha do Funcionário
Visualização dos dados cadastrais da equipe: dados pessoais, dados contratuais, alterações contratuais, férias cedidas, contribuições sindicais e alterações salariais e pessoais.
Para abrir uma nova Solicitação para a equipe, o gestor deve acessar o Menu: Gestão / Ficha do Funcionário
Em seguida, selecionar a Pessoa desejada e clicar no botão Iniciar Solicitação.
Histórico de Avaliações
É proveniente do módulo Avaliação de Desempenho.
Visualização de todas as avaliações finalizadas da equipe.
Planos de Ação
Abertura e consulta dos Planos de Ação por Pessoa.
Para abrir um novo, basta a Pessoa, informar a Descrição, a data de início e o prazo e após clicar no botão Salvar.
Quadro de Lotação
É proveniente do módulo Gestão de Cargos e Salários.
Visualização do número de pessoas: Autorizadas, Ideal, Ativo, Atual e Vagas para o Cargo/Função.
Podem-se também abrir as Solicitações Aumento e Substituição de Quadro, vinculadas ao módulo de Recrutamento e Seleção.
Para tanto basta selecionar o Setor/Cargo/Função, após a opção de Solicitação e clicar no botão Iniciar a Solicitação.
A abertura de vagas somente é possível através do Quadro de Lotação, parametrizado no módulo Recrutamento e Seleção. Ambas abrem automaticamente uma nova vaga neste Módulo (Menu: Seleção/Abertura de Vagas).
A Solicitação de Aumento de Quadro só poderá ser aberta quando existir vagas.
Exemplo: Visualização Quadro de Lotação:
Saldo de Férias
Consulta de programações, saldo, emissão de relatório e registro de uma nova programação de férias para a equipe.
É possível visualizar o relatório com os períodos aquisitivos de férias e data limite dos colaboradores, clicando em Exibir Relatório de Todos os Colaboradores.
As solicitações de férias deverão ser abertas sempre no menu Saldo de Férias e as de Aumento e Substituição de Quadro no menu Quadro de Lotação.