Antes de gerar o fluxo, veja Como Cadastrar as Regras do Contas a Pagar?
Para realizar a integração do contas a pagar para os títulos de Remessas Bancárias, confira o fluxo recomendado.
Títulos de remessa bancária com provisão de valores
A opção para provisionar um título de remessa bancária objetiva enviar antecipadamente os valores dos líquidos da folha de pagamento para o planejamento do fluxo de caixa ao contas a pagar.
Para o uso desta funcionalidade é imprescindível:
- A identificação dos status de solicitação e provisão de títulos e a criação do fluxo pelo sistema de contas a pagar.
- A análise do arquivo de retorno dos depósitos e fluxo do processo junto ao banco pagador (conforme convênio).
1- Geração do arquivo para o banco - geração da remessa bancária através da Integração Bancária. Cada remessa tem um valor total da soma dos líquidos gerados, porém o sistema grava internamente a tabela RHDEPOSITOSANALITICO, onde é realizado um rateio por Banco/Remessa/Unidade/Contrato com dados da lotação. Logo, estas informações podem ser utilizadas pelo Sistema Financeiro.
2- Gravação do título na tabela de integração - inclusão do título na tabela de integração do Contas a Pagar com o valor líquido do arquivo de remessa, a situação inicial é 01 - Incluído.
3- Consulta e conferência do título - conferência do valor do título com a consulta de pagamentos da integração bancária.
4- Liberação do título - alterar o status do título conferido para 09 - Solicitando Provisão p/Contas a Pagar, a partir do pedido de liberação com a opção Necessita ser Provisionado na Matriz de Lançamento da regra marcada.
5- Provisão da remessa bancária - o serviço de integração do Sistema Financeiro, no tempo predefinido, identifica que existe título com status de solicitação para provisão:
- Informações consistentes: é incluído no Sistema Financeiro como provisionado e seu status na folha de pagamento é atualizado para 10 – Provisionado pelo Contas a Pagar.
- Informações inconsistentes: não processado no Sistema Financeiro e seu status na folha de pagamento é atualizado para 08 - Rejeitado pelo Sistema de Contas a Pagar.
6- Planejamento do fluxo de caixa - com o título provisionado, o usuário do sistema financeiro utiliza a informação para o planejamento do seu fluxo de caixa.
7- Envio do arquivo para o banco - no RH é feita a consulta novamente na tela da integração, revisando o status do título:
- Provisionado: o arquivo de remessa deve ser enviado ao banco.
- Rejeitado pelo Contas a Pagar: verifica-se no log o motivo da rejeição e após inicia-se novamente o processo para correção da inconsistência.
8- Retorno do arquivo pelo banco – importação do arquivo de retorno do banco na Folha de Pagamento. Neste momento deve ser avaliado se todos os depósitos foram processados ou se existe algum registro não processado para ajuste e liberação do título ao contas a pagar.
9- Liberação do título após arquivo de retorno - quando todos os depósitos foram aceitos, o status do título é alterado automaticamente para 02 - Liberado para o Contas a Pagar. Caso contrário, o título continua como Provisionado.
A liberação deverá ser realizada manualmente, acessando:
> Menu: Consultas / Liberação de Títulos a Pagar de Remessas Bancárias com retorno parcial.
Esta consulta relaciona somente os títulos de remessas que estão com retornos parciais e disponibiliza um botão de consulta dos funcionários que constam na remessa.
Logo, deve-se consultar o status dos colaboradores que estão com o código de Ocorrência de Retorno diferente de “00”, conferir se realmente não tiveram seus créditos efetivados pelo banco e se, confirmados, liberar o título manualmente.
Com essa liberação, o sistema ajustará o valor total do título conforme o valor efetivamente creditado pelo banco e alterará o status para 02 - Liberado para o Contas a Pagar.
10- Retorno da liberação pelo contas a pagar - identificação e recebimento do título com status 02 - Liberado para o Contas a Pagar. Caso o título tenha:
- Informações consistentes para ser efetivado: é aceito pelo financeiro e o status na folha de pagamento é atualizado para 03 - Aceito pelo Sistema de Contas a Pagar.
- Informações inconsistentes: não é efetivado no financeiro e seu status na folha de pagamento é atualizado para 08 - Rejeitado pelo Contas a Pagar.
11- Validação da integração com o contas a pagar - consulta do status do título na folha de pagamento pela tabela de integração, verificando:
- Aceito pelo Contas a Pagar: o título está correto e o processo de integração foi concluído.
- Rejeitado pelo Contas a Pagar: verifica-se no log o motivo da rejeição. Após, realize a correção da inconsistência iniciando novamente o processo. O sistema financeiro deverá receber a liberação do título corrigido.
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