1. Crie o relatório conforme o artigo: Como cadastrar relatórios? selecionando o programa RHPR1904 - Conferência de INSS no eSocial
2. Na Folha de Pagamento, acesse o menu Relatório > Emitir Relatórios.
2.1 Selecione o Empregador, o Indicativo de Período (mensal ou 13° salário), mês/ano de Apuração.
2.2 É possível selecionar a forma da emissão:
A opção Sem Envio de Remuneração são empregados onde não houve o envio de eventos S-1200, S-2299 ou S-2399, caso isso tenha acontecido verifique:
eSocial : Gerenciador de Eventos: Reenvio de eventos Periódicos
Geração dos Eventos de Rescisão
Alteração no programa RHPR1744 - Retificação dos Eventos de Rescisões
A opção Exclusivo Segurado irá demonstrar o valor com base de cálculo exclusiva do funcionário, sem parte patronal.
3. Faça as devidas conferências, comparando o valor de INSS considerado na folha com o valor considerado pelo eSocial.
Exemplo:
Relatório do mês 05/2018 Consolidado – soma todos os valores referentes a INSS e demonstra por empregador.
Caso não haja diferenças o relatório será apresentado da seguinte forma:
Relatório do mês 05/2018 Por Lotação Tributária – soma todos os valores base referentes a INSS e demonstra por lotação tributária.
Este relatório só deve ser utilizado após o envio dos eventos mensais ao eSocial