Caso seu banco de dados seja Oracle e a data/hora da geração dos eventos tem exibido algumas horas a mais do que a sua geração é necessário ajustar a configuração de fuso horário.
Dessa forma tem duas opções: ajustar esse fuso horário direto na instalação do banco de dados ou ajustar através de uma diretriz no sistema.
Quando optar pela segunda, criamos uma diretriz que permite ajustar essa data/hora.
1. No Módulo de Folha de Pagamento acesse o menu Arquivo > Diretrizes > Diretrizes da Folha.
Nome da diretriz: Qual data/hora do servidor deve ser utilizada
Opções da diretriz:
- Data/hora Servidor
- Data/hora Servidor c/ ajuste fuso horário.
A configuração padrão que todos clientes vão receber é a Data/Hora Servidor. Ao selecionar a opção Data/hora Servidor c/ ajuste fuso horário, deverá considerar a data/hora da geração dos eventos desconsiderando o incremento de horas.
Importante: o cliente que optar pela mudança na diretriz deverá fazer essa atualização em um final de dia, para evitar possíveis erros de geração de eventos dentro desse intervalo de horas da mudança.
Exemplo:
Até o momento, sem essa diretriz, ao gerar um evento o sistema estava usando uma função que considerava o fuso horário, que fazia acrescentar mais 3 horas na data de geração.
Suponhamos que foi gerado um evento de alteração no eSocial para um contrato às 19h15 (16h15 do horário real + 3h). Ao atualizar o sistema às 17h se for necessário gerar uma nova alteração para o mesmo contrato e o sistema estiver configurado na diretriz para ajustar o fuso horário, vai gerar uma alteração com a mesma data e com horário às 17h, ou seja, essa segunda alteração ficará com data/hora anterior daquela gerada às 16h15. Isso pode causar problemas no eSocial.
Ao atualizar em um final de tarde, pode gerar eventos normalmente no dia seguinte.