O MetaAgendador é utilizado para realizar processos do Sistema Metadados automaticamente em horários programados. Ele é um programa que deve ser adquirido através de contratação de serviços.
- Clientes Metadados com hospedagem em servidor local
- Clientes Metadados com hospedagem no SaaS Metadados
1. Hospedagem em Servidor Local
Quando os agendamentos não estão sendo executados, solicitar ao seu TI que efetue os procedimentos descritos abaixo para solução do problema:
1. Verifique o Log do Serviço
1.1. Acesse o arquivo MetaAgendadorServico.log localizado no diretório \\servidor\...\meta\RHSIS e, verifique a data da última execução:
1.2. Caso não seja a data atual, faça a reinicialização do Serviço Metadados MetaAgendador no Servidor.
1.3. Caso seja a data atual, verifique se o Log apresenta algum erro:
1.4. Busque pelo erro em nossa Base de Conhecimento:
2. Verifique as Configurações de Instalação do Serviço:
O serviço deve possuir a conta de logon que foi utilizada para instalação configurada.
3. Encerre processos em Execução no Servidor
Encerre os processos CálculoFAConsole, MetaAgendadorPA e MetaAgendadorPA2
4. Inclua o MetaAgendador nas exceções do antivírus
Inclua os aplicativos \\servidor\...\meta\RHSIS\metaagendador.exe | \\servidor\...\meta\RHSIS\metaagendadorPA.exe | \\servidor\...\meta\RHSIS\metaagendadorPA2.exe na lista de exceções do antivírus.
Lembre-se de incluir por mapeamento, DNS e IP.
5. Verifique se existem erros no Visualizador de Eventos do Windows
Se houver erro de kernelbase informando que não é possível iniciar aplicativos metaagendadorPA e metaagendadorP2, abra um chamado informando o erro para que seja realizada a reinstalação do Serviço MetaAgendador.
6. Verifique se o processo automático funciona pela aplicação
Pare o serviço MetaAgendador e abra o aplicativo Metaagendador.exe, localizado no diretório de instalação do Sistema, normalmente \\servidor\...\meta\RHSIS.
Caso funcione, abra um chamado informando o erro para que seja realizada a reinstalação do Serviço MetaAgendador.
7. Caso o problema seja na importação de marcações para coletores da marca Dimep
Edite a tarefa e verifique se o tipo de coleta está selecionado Para Arquivo.
8. Se os arquivos de coleta estão sendo salvos em seu respectivo diretório, porém a importação não ocorre
8.1. Efetue o processo de importação manual e verifique se ocorrem erros.
8.2. Verifique o diretório de log do frequência, que deverá estar no seguinte padrão \\IP_do_servidor\Meta\logponto ou \\nome_do_servidor\Meta\logponto (para o EasyMob Metadados, este diretório interfere na coleta automática pelo MetaAgendador).
9. Se o problema de coleta de marcações for para um único relógio
Neste caso o problema é no equipamento. Verifique o log do REP, localizado em \\servidor\...\meta\RHSIS. Ex. LogComandosDimepREP0001.txt
10. Se não foram importadas marcações para um período de tempo e, após as marcações voltarem a importar normalmente
Efetue uma coleta de marcações manual por data ou por NSR e execute a importação manual.
11. Revise os horários de agendamento das tarefas do MetaAgendador.
Entre os agendamentos de tarefas deixe um intervalo de tempo.
Para que as tarefas não se sobreponham ajuste o intervalo entre as execuções.
Para que a tarefa anterior já tenha concluído antes de iniciar o novo agendamento. Isso ajuda no desempenho do processo e evita problemas.
12. Verifique o Fuso Horário do Servidor:
O MetaAgendador sincroniza seu horário com o fuso horário do servidor.
As programações dos clientes devem estar em conformidade com o fuso horário do servidor onde o MetaAgendador está implantado. Se houver unidades da empresa em diferentes fusos horários, o horário do servidor deve ser considerado.
Então, no exemplo fornecido, Servidor está no RS, o Metaagendador segue o fuso horário do Rio Grande do Sul (GMT-3), enquanto a unidade está em Campo Grande, MS (GMT-4). Isso significa que há uma diferença de uma hora entre os dois fusos horários, com o horário do RS sendo uma hora adiantado em relação a unidade.
Para resolver esse problema, foi criada uma planilha para determinar o horário correto a ser inserido no Metaagendador. Sabendo que informar o horário solicitado pelo cliente resultaria em atrasos na visualização das marcações no SIRH, ajustamos os horários conforme o fuso horário do servidor.
Coleta com o fuso horário da unidade | Coleta com o fuso do Servidor | Importação com o fuso horário da unidade | Importação com o fuso do Servidor |
08:10 | 09:10 | 08:30 | 09:30 |
11:40 | 12:40 | 12:00 | 13:00 |
13:40 | 14:40 | 14:30 | 15:30 |
19:10 | 20:10 | 19:30 | 20:30 |
20:40 | 21:40 | 21:00 | 22:00 |
Por exemplo, se um colaborador fizer uma marcação às 08:15, devemos considerá-la como sendo feita às 09:15, levando em conta o fuso horário do RS. Dessa forma, a coleta será na próxima leitura do Metaagendador após as 09:15, levando em conta o ajuste para o fuso horário do Rio Grande do Sul.
2. Hospedagem SaaS Metadados
1. Analista de Suporte - Encerrar TODOS processos em execução no servidor:
Encerre os processos CálculoFAConsole, MetaAgendadorPA e MetaAgendadorPA2.
Abra um chamado com a TI da Metadados solicitando:
2. Verifique se existem erros no visualizador de eventos do Windows
Se houver erro de kernelbase informando que não é possível iniciar aplicativos metaagendadorPA e metaagendadorP2, seguir os passos abaixo:
2.1. Se o problema ocorrer apenas para um cliente, reinstalar o serviço do Metaagendador;
2.1. Se ocorrer para mais de um cliente, agendar a reinicialização do servidor, caso não resolva reinstalar o dotnet. Se o erro persistir, restaurar o servidor para uma data em que o erro não ocorria.
3. Se o problema de coleta de marcações for para um único relógio
Neste caso o problema é no equipamento. Solicite a TI o log do REP, localizado em \\servidor\...\meta\RHSIS. Ex. LogComandosDimepREP0001.txt
Acesse o SaaS Manager.
4. Verifique o log do serviço
4.1. Faça o download do arquivo _Meta_RHSis_MetaAgendadorServico.log e verifique a data da última execução:
4.2. Caso o último registro não seja a data atual ou a última linha seja Service Stop, faça a reinicialização do Serviço Metaagendador.
4.3. Depois da reinicialização, faça um novo download do log e verifique se o serviço foi iniciado.
4.4. Caso seja a data atual, verifique se o log apresenta algum erro.
4.5. Busque pelo erro em nossa Base de Conhecimento:
5. Diretório dos arquivos de log
5.1 Acesse o executável do MetaAgendador e verifique no menu Configurações como está parametrizado o diretório de log:
5.2. Por padrão o diretório deverá ser: \\meta-ap01\sistema$\XXXX\Meta\logponto, onde 'XXXX' é o ID do cliente.
6. Se os arquivos de coleta estão sendo salvos em seu respectivo diretório, porém a importação não ocorre
6.1. Efetue o processo de importação manual e verifique se ocorrem erros.
6.2. Verifique o diretório de log do frequência, que deverá estar no seguinte padrão \\meta-ap01\sistema$\XXXX\Meta\logponto (para o EasyMob Metadados, este diretório interfere na coleta automática pelo MetaAgendador).
7. Verifique se o processo automático funciona pela aplicação
Pare o serviço MetaAgendador e abra o aplicativo Metaagendador.exe. Clique na guia Agendamentos, selecione a tarefa com erro e clique em executar. Caso ocorra erro em tela, tratar o erro.
8. Caso o problema seja na importação de marcações para coletores da marca Dimep
Edite a tarefa e verifique se o tipo de coleta está selecionado Para Arquivo ou para tabela de marcações online.
9. Revise os horários de agendamento das tarefas do MetaAgendador
Entre os agendamentos de tarefas deixe um intervalo de tempo.
Para que as tarefas não se sobreponham ajuste o intervalo entre as execuções.
Para que a tarefa anterior já tenha concluído antes de iniciar o novo agendamento. Isso ajuda no desempenho do processo e evita problemas.
10. Se não foram importadas marcações para um período de tempo e, após as marcações voltarem a importar normalmente
Efetue uma coleta de marcações manual por data ou por NSR e execute a importação manual.
11. Verifique o Fuso Horário do Cliente
O horário do MetaAgendador segue o fuso horário do Rio Grande do Sul (GMT-3). Os horários informados nos agendamentos do cliente devem correspondiam ao fuso horário do servidor onde o MetaAgendador estava instalado.
Então, no exemplo fornecido, o Metaagendador segue o fuso horário do Rio Grande do Sul (GMT-3), enquanto o cliente está em Campo Grande, MS (GMT-4). Isso significa que há uma diferença de uma hora entre os dois fusos horários, com o horário do RS sendo uma hora adiantado em relação ao cliente.
Para resolver esse problema, foi criada uma planilha para determinar o horário correto a ser inserido no Metaagendador. Sabendo que informar o horário solicitado pelo cliente resultaria em atrasos na visualização das marcações no SIRH, ajustamos os horários conforme o fuso horário do servidor.
Coleta com o fuso horário do cliente | Coleta com o fuso do Servidor | Importação com o fuso horário do cliente | Importação com o fuso do Servidor |
08:10 | 09:10 | 08:30 | 09:30 |
11:40 | 12:40 | 12:00 | 13:00 |
13:40 | 14:40 | 14:30 | 15:30 |
19:10 | 20:10 | 19:30 | 20:30 |
20:40 | 21:40 | 21:00 | 22:00 |
Por exemplo, se um colaborador fizer uma marcação às 08:15, devemos considerá-la como sendo feita às 09:15, levando em conta o fuso horário do RS. Dessa forma, a coleta será na próxima leitura do MetaagAndador após as 09:15, levando em conta o ajuste para o fuso horário do Rio Grande do Sul.
12. Verificar se não tem bloqueio de firewall por horário.
13. Abra um chamado com a TI da Metadados
Solicite que a execução do processo com erro no Metaagendador seja realizada manualmente no servidor, com o usuário configurado no serviço logado.
- Acesse o diretório RHSIS do cliente com erro.
- Execute o arquivo Metaagendador.exe.
- Clique no botão Agendamentos.
- Selecione a tarefa com erro e clique sobre o botão executar.
- Encaminhe a imagem de erro ou de execução realizada após o término do processo.
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