Será necessário conferir os valores pagos ao trabalhador no ano base:
1. Acesse Arquivo > Cadastrar Relatórios localize o relatório Imprime "RAIS" em Formulário Standard", na Guia Seleção informe CCON = Código do Trabalhador, para que possa emitir somente do trabalhador que está questionando o recebimento do Abono Anual do PIS.
2. Emita o relatório no menu Relatórios > Emitir Relatórios referente RAIS ao ano-base a que se refere o direto ao Abono Anual do PIS.
3. Acesse no menu Consultas > Ficha Financeira > Por Contrato.
3.1. Confira mês a mês se está correto a remuneração que foi transmitida para RAIS, considerando a guia VDBs de vencimentos e bases (exemplo Total de Férias no Mês).
4. Caso encontre divergência tem que retificar a RAIS conforme artigo Como Gerar Arquivo de RAIS Retificadora
Para mais informações, consulte o Manual da RAIS 2018 Página 16
O responsável pelo fornecimento das informações deve observar, rigorosamente, as orientações para o correto preenchimento dos campos do Programa GDRAIS2018, evitando prejuízos ao(a) estabelecimento/entidade e, em especial, aos empregados/servidores, no que se refere ao recebimento do abono salarial pago pelas agências da Caixa Econômica Federal (PIS) ou Banco do Brasil (PASEP).
Os itens 1 a 4 são para empresas que enviaram a RAIS, ou seja, em que a movimentação da folha de pagamento não é gerado no eSocial.
Quanto ao abono salarial, o trabalhador precisa:
- Exercer atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano vigente para uma pessoa jurídica;
- Receber uma média salarial de 2 salários mínimos ou menos durante o período trabalhado.
- Ter o nome no RAIS (relação anual de informações sociais) feito pelo empregador no ano anterior.