No Módulo Frequência, acessando o Menu: Programações > Programação de Horários Avançada, foram criadas as opções abaixo:
- Horas Semanais Contratuais
Ao estar marcada, ela mostra as Horas Semanais baseadas nas horas contratuais do cadastro dos Contratos.
- Fixar Coluna Contrato
Com esta opção marcada, a coluna Contrato fica fixada, sempre visível, mesmo indo com a seleção para os últimos dias do mês.
A implementação abaixo foi desenvolvida para permitir que se tenha uma previsão de compensação de banco de horas futura, fazendo uma previsão caso o colaborador folgue em um dia que seria trabalhado ou trabalhe em um dia que seria folgado. Também é possível o cálculo caso se espere que seja trabalhado com uma carga diária diferente do previsto para aquele dia.
Criada a Diretriz (acessando o MENU: Arquivo > Diretrizes > Diretrizes do Módulo) abaixo.
Quando selecionada a opção Sim habilitará os itens a seguir:
Ao marcar a opção “Saldo de BH” ele passará a exibir ao final de cada semana uma coluna com o Saldo de BH Prévio.
Quando selecionado um dia trabalhado e marcada a opção “Compensação de Banco de Horas” ele calcula, com base nas horas previstas daquele dia, quanto seria o débito de banco de horas e atualiza o saldo prévio de BH daquela semana.
Neste exemplo acima, pelo horário previsto do contrato 4 no dia 06, ele teria 06:00 horas previstas de trabalho naquele dia, então ele considera estas 06:00 como débito de banco de horas, como previsão.
Quando selecionado um dia não trabalhado (Compensado ou Repouso) e marcada a opção “Considerar dia como Não Efetivo”, é necessário selecionar o dia como Trabalhado e um horário previsto, para que o sistema calcule as horas previstas deste horário e considere elas como crédito de banco de horas, atualizando o saldo de BH prévio daquela semana.
Observação: Sempre marcar primeiro a opção de dia não efetivo para depois alterar o tipo de dia e/ou o horário. Caso contrário, o sistema entenderá que está sendo realizada uma programação de horários mesmo.
Caso selecionado um dia Trabalhado (que já possui um horário previsto), marcada a opção “Considerar dia como Não Efetivo” e colocar outro horário, ele calculará a diferença das horas previstas destes dos horários.
Caso o novo horário tenha mais horas, a diferença é considerada como crédito de banco de horas.
Exemplo: horário previsto antigo era de 06:00 e o novo de 09:00, considera 03:00 de crédito de banco de horas naquele dia.
Caso o horário novo tenha menos horas previstas, a diferença é considerada como débito de banco de horas.
Observação: estas duas opções “Compensação de Banco de Horas” e “Considerar dia como Não Efetivo” não realizam programação de horário. Então quando elas são utilizadas, ao fechar a janela de programação de horários avançada, elas já ficam salvas, não necessitando clicar no botão “Verificar e Gerar Programações”.
Importante: estas duas opções não alteram os eventos do ponto, ou seja, não fazem com que as horas de faltas/atrasos/saídas se transformem no evento de débito de banco ou horas extras se transformem no evento de crédito de banco. Para isso é necessário existir uma fórmula para esta troca automática ou ser alterado manualmente no dia que ocorrer.
No relatório (RHPR2340) são mostrados estes dias marcados com estas opções.
O botão abaixo permite inserir um texto/observações.
Este texto fica salvo de acordo com a data inicial selecionada, data final e filtro de contratos. Caso algum destes 3 itens seja selecionado diferente, será carregado o texto em branco, podendo ser inserido um novo.
Para que este texto/observação apareça no relatório (RHPR2340), é necessário habilitar a opção abaixo no cadastro dele (Arquivo / Cadastrar Relatórios).
Foram criadas também as seguintes opções no relatório:
- Imprimir Saldo do Banco de Horas: imprime uma coluna com o saldo inicial antes do primeiro dia selecionado e outra com o saldo final, que é um saldo de BH prévio, após o último dia selecionado no período.
- Local da informação COREN: quando selecionado “dado complementar do contrato”, busca o valor da variável complementar selecionada na tela inicial de emissão do relatório.
Quando selecionado “habilitação profissional da pessoa”, traz a informação abaixo no cadastro de pessoas no módulo da Folha de Pagamento:
- Exibir unidade ao lado do contrato: Exibe ou não o código da unidade ao lado do código do contrato.
- Onde imprimir a legenda: “No rodapé” ou “Próximo aos registros”. Esta segunda opção mostra a legenda logo após a linha do último contrato, como abaixo.
- Como imprimir a legenda: "Em linhas" ou "Em colunas". Lista a descrição dos horários ou grupo de horários em linhas ou colunas.
Veja tambem