Para elaboração do PGR os seguintes passos deverão ser realizados:
1. Cadastro da Matriz de Classificação da Severidade do Risco.
O sistema permitirá o cadastro de uma ou mais Matrizes para classificar os riscos.
Acesse o Menu PGR > Matriz de Classificação da Severidade do Risco.
A legislação não determina um tipo de classificação específica, existindo vários tipos, então para fins de exemplo cadastraremos o seguinte modelo:
1.1. Aba Cadastramento: deverá ser possível cadastrar um código e as descrição para a matriz.
1.2. Na aba Probabilidades e Gravidades deverão ser cadastradas os possíveis valores para as probabilidades e gravidades.
Temos dois tipos possíveis para serem selecionados: Probabilidade e Gravidade.
A descrição será de acordo com a matriz que está sendo criada:
1.3. Na aba Classificações da Severidade do Risco iremos permitir fazer a montagem dos valores resultantes da ProbabilidadeXGravidade cadastrados:
1.4. Aba Matriz:
Nesta aba serão relacionadas as linhas e colunas da probabilidade e gravidade aos conceitos cadastrados:
No cadastro da classificação do perigo ao informar a probabilidade e gravidade cadastradas acima, irá mostrar a classificação da severidade conforme o cadastro.
2. No cadastro do Risco ambiental associar a matriz de severidade criada.
Acesse Menu: Arquivo > Tabelas do Segurança do Trabalho > Riscos ambientais.
3. Fazer o levantamento preliminar e identificação dos perigos do ambiente.
Acesse o Menu: PGR > Inventário de Riscos do Ambiente de Trabalho.
1º passo: Identificação dos perigos do ambiente.
Aba Riscos Relacionados aos Perigos
Nesta tela será possível informar um ou mais riscos relacionados ao perigo cadastrado anteriormente, esta relação irá facilitar depois no momento de incluir a classificação dos riscos.
2º passo: Classificação dos riscos do ambiente.
Na aba classificação dos riscos do ambiente será aplicada a matriz severidade dos riscos, nesta ação deverão ser selecionados risco a risco, de acordo com a relação dos riscos elencados anteriormente.
Ao informar o risco, deverá ser selecionado em tela a probabilidade e a gravidade (esta informação deverá ser selecionada de acordo com a matriz de severidade), a informação da classificação será automaticamente apresentada:
3º passo: Avaliação dos riscos (nosso atual mapa de riscos ambientais).
O mapa de riscos pode ser acessado pelo Menu: Arquivo > Tabelas > Reconhecimento dos Riscos > Mapa de Riscos Ambientais, e também pelo botão existente no inventário de riscos.
Incluído o campo onde é possível classificar o risco após a realização da avaliação de acordo com a matriz de severidade criada.
4º passo: Informar os Procedimentos de Emergência relacionados ao risco e que deverão constar no documento do PGR.
Acesse o Menu: Arquivo > Tabelas do Segurança > Riscos Ambientais > Aba Procedimentos Emergenciais.
5 º passo: Alterações no Montador de Documentos para emissão do PGR.
Acesse o Menu: Documentos > Quadros.
Foi criado novo quadro 0040 - Procedimentos de Emergência:
Para ele ficar disponível, deverá ser criado o código 0040 na tela acima e selecionado o Quadro 0040 no cadastramento.
No quadro 0010 - Reconhecimento dos Riscos Ambientais na aba Opções foi criado nova opção: Exibir Identificação dos perigos?
Quando a opção selecionada for Sim, na emissão do relatório irá aparecer o detalhamento da identificação dos perigos:
Acesse o Menu: Documentos > Montador.
No montador de documentos foi criado o tipo de documento: PGR.
A estrutura segue a mesma do montador, porém será possível incluir o quadro criado para o PGR, no caso acima o quadro 0040 - Procedimentos de Emergência.
Observação: Alterações disponíveis na Versão beta 4.29.3.2, então todas as alterações acima estão disponíveis na Versão 4.29.4.
Alterações realizadas na Versão beta 4.29.4.1 que estarão disponíveis na Versão 4.29.5.
Planos de Ação.
De acordo com a NR1 temos a seguinte definição dos Planos de Ação:
1.5.5.2. Planos de ação;
1.5.5.2.1. A organização deve elaborar plano de ação, indicando as medidas de prevenção a serem
introduzidas, aprimoradas ou mantidas, conforme o subitem 1.5.4.4.5.;
1.5.5.2.2 Para as medidas de prevenção deve ser definido cronograma, formas de
acompanhamento e aferição de resultados;
Para atendimento do item acima teremos no sistema o Menu PPRA:
1. Cronograma;
2. Formas acompanhamento;
3. Aferição dos resultado;
Deverá ser feito o Registro do Plano no Menu: PPRA > Registro do Plano:
Em seguida deverá ser feito registros das Ações no Menu: PPRA > PGR > Registro de Ações:
Na aba Fontes Geradoras/Perigos deverão ser informadas as fontes geradoras ou perigos relacionados.
Acesse o Menu: PPRA > Acompanhamento do Planejamento:
Nesta tela são montados os cronogramas relacionados ao Plano criado, relacionando as ações a serem implementadas/executadas bem como o acompanhamento das ações.
A aferição dos resultados é apresentada de acordo com o campo Observações existente no acompanhamento das ações, sendo apresentada no montador de documentos.
Alterações realizadas no montador de documentos:
Acesse o Menu: Documentos > Quadros.
Foi criada nova opção no quadro 0035 - Detalhamento das Ações do PPRA:
A informação apresentada será buscada do acompanhamento do plano de ação:
Será apresentada no documento abaixo da descrição detalhada conforme abaixo: