Para elaboração do PGR os seguintes passos deverão ser realizados:
1)Cadastro da Matriz de Classificação da Severidade do Risco:
O sistema permitirá o cadastro de uma ou mais Matrizes para classificar os riscos:
Menu PGR/Matriz de Classificação da Severidade do Risco:
A legislação não determina um tipo de classificação específica, existindo vários tipos, então para fins de exemplo cadastraremos o seguinte modelo:
1)Aba Cadastramento: deverá ser possível cadastrar um código e as descrição para a matriz.
2)Na aba Probabilidades e Gravidades deverão ser cadastradas os possíveis valores para as probabilidades e gravidades. Temos dois tipos possíveis para serem selecionados: Probabilidade e Gravidade. A descrição será de acordo com a matriz que está sendo criada:
3)Na aba Classificações da Severidade do Risco iremos permitir fazer a montagem dos valores resultantes da ProbabilidadeXGravidade cadastrados:
3.1)Aba Matriz:
Nesta aba serão relacionadas as linhas e colunas da probabilidade e gravidade aos conceitos cadastrados:
No cadastro da classificação do perigo ao informar a probabilidade e gravidade cadastradas acima, irá mostrar a classificação da severidade conforme o cadastro.
2)No cadastro do Risco ambiental associar a matriz de severidade criada:
Menu Arquivo/tabelas do segurança do trabalho/riscos ambientais:
3)Fazer o levantamento preliminar e identificação dos perigos do ambiente:
Menu PGR/Inventário de Riscos do Ambiente de Trabalho:
1º passo: Identificação dos perigos do ambiente:
Aba Riscos Relacionados aos Perigos
Nesta tela será possível informar um ou mais riscos relacionados ao perigo cadastrado anteriormente, esta relação irá facilitar depois no momento de incluir a classificação dos riscos.
2º passo: Classificação dos riscos do ambiente;
Na aba classificação dos riscos do ambiente será aplicada a matriz severidade dos riscos, nesta ação deverão ser selecionados risco a risco, de acordo com a relação dos riscos elencados anteriormente.
Ao informar o risco, deverá ser selecionado em tela a probabilidade e a gravidade(esta informação deverá ser selecionada de acordo com a matriz de severidade), a informação da classificação será automaticamente apresentada:
3º passo: Avaliação dos riscos(nosso atual mapa de riscos ambientais)
O mapa de riscos pode ser acessado pelo menu Arquivo/Tabelas/Reconhecimento dos Riscos/Mapa de Riscos Ambientais e também pelo botão existente no inventário de riscos.
Incluído o campo onde é possível classificar o risco após a realização da avaliação de acordo com a matriz de severidade criada.
4º passo: Informar os Procedimentos de Emergência relacionados ao risco e que deverão constar no documento do PGR:
Menu Arquivo/Tabelas do Segurança/Riscos Ambientais/Aba Procedimentos Emergenciais
5 º passo: Alterações no Montador de Documentos para emissão do PGR:
Menu Documentos/Quadros
Foi criado novo quadro 0040 - Procedimentos de Emergência:
Para ele ficar disponível, deverá ser criado o codigo 0040 na tela acima e selecionado o Quadro 0040 no cadastramento.
No quadro 0010 - Reconhecimento dos Riscos Ambientais na aba Opções foi criado nova opção: Exibir Identificação dos perigos?
Quando a opção selecionada for Sim, na emissão do relatório irá aparecer o detalhamento da identificação dos perigos:
Menu Documentos/Montador
No montador de documentos foi criado o tipo de documento: PGR
A estrutura segue a mesma do montador, porém será possível incluir o quadro criado para o PGR, no caso acima o quadro 0040 - Procedimentos de Emergência.
OBS: alterações disponíveis no beta 4.29.3.2, então todas as alterações acima estão disponíveis na versão 4.29.4.
Alterações realizadas no beta 4.29.4.1 que estarão disponíveis na versão 4.29.5:
Planos de Ação:
De acordo com a NR1 temos a seguinte definição dos Planos de Ação:
1.5.5.2. Planos de ação
1.5.5.2.1 A organização deve elaborar plano de ação, indicando as medidas de prevenção a serem
introduzidas, aprimoradas ou mantidas, conforme o subitem 1.5.4.4.5.
1.5.5.2.2 Para as medidas de prevenção deve ser definido cronograma, formas de
acompanhamento e aferição de resultados
Para atendimento do item acima teremos no sistema:
Menu PPRA
1)cronograma
2)formas acompanhamento
3)aferição dos resultados
1)Deverá ser feito o Registro do Plano:
Menu PPRA/Registro do Plano:
2)Em seguida deverá ser feito registros das Ações:
Menu PPRA/PGR/Registro de Ações:
Na aba Fontes Geradoras/Perigos deverão ser informadas as fontes geradoras ou perigos relacionados.
3)Acompanhamento do Planejamento:
Menu PPRA/Acompanhamento do Planejamento:
Nesta tela são montados os cronogramas relacionados ao Plano criado, relacionando as ações a serem implementadas/executadas bem como o acompanhamento das ações.
A aferição dos resultados é apresentada de acordo com o campo Observações existente no acompanhamento das ações, sendo apresentada no montador de documentos.
Alterações realizadas no montador de documentos:
Menu Documentos/Quadros
Foi criada nova opção no quadro 0035 - Detalhamento das Ações do PPRA:
A informação apresentada será buscada do acompanhamento do plano de ação:
Será apresentada no documento abaixo da descrição detalhada conforme abaixo: