Problema:
Erros durante o processo de importação de marcações com cálculo. Para visualizar este tipo de erro, deve-se acessar a pasta RHsis, no arquivo de log (Log_calc_tratados.Log ) pode conter erros do tipo PRIMARY KEY (Chave Duplicada).
Solução:
Este problema ocorre porque está sendo importado algum arquivo ou vários de marcações com registros de datas de períodos de ponto passados ou até mesmo de datas muito antigas.
Nos exemplos abaixo, a importação está sendo executada em 02/2022, no entanto, em um dos arquivos contém registros com datas 10/2021 e outro com datas de 01/2019 e 04/2019.
Como e quando ocorre o problema?
Normalmente este tipo de situação são ocasionadas quando o arquivo é gerado utilizando Pen Drive e a coleta é feita pela USB do REP e não se faz as devidas eliminações dos registros anteriores a data inicial desejada ou ainda por descontrole da coleta do REP gerando registros desnecessários.
Importante: Quando é realizado este tipo de procedimento, o REP por lei ( Portaria 1510 ), automaticamente grava todo histórico existente na memoria, ou seja, todas as marcações, inclusões, alterações registradas ao longo do tempo são gravadas no Pen Drive.
O que deve ser feito para importar corretamente?
1 - Identificar o arquivo(s) que está com problemas. Normalmente arquivos com tamanho grande já são um indicativo de muitos registros.
2 - Editar arquivo e eliminar todos os registros com datas anteriores ao período desejado.
3 - Para eliminar os registros indesejáveis, pode-se utilizar o programa EditorAFD. Clique aqui para saber
Como identificar os registros a serem eliminados do arquivo?
Arquivos no formato AFD
Registro tipo 1 ( mestre ) e registro tipo 3 ( são as marcações ). O tipo de registro é identificado pela informação na posição 10 de cada registro. Apenas estes dois tipos de registros são necessários para realizar a importação do arquivo.
O primeiro registro é e deve ser tipo 1, este registro é o registro mestre do arquivo, É obrigatório sua existência.
Os registros do tipo 3 que são as marcações, selecionar apenas os que contiverem a data(s) desejadas. O restante devem ser eliminados. Para identificar a data corretamente, esta informação está na posição 11 a 18.
Atenção: Não pode existir brancos no final do arquivo. Para identificar se tem registro em branco no final do arquivo, basta "tentar" posicionar o cursor um linha após o último registro. Se o cursor parar, é porque tem um registro em branco e deve ser eliminado
Outros arquivos com lay-out diferentes do AFD
Neste caso, será necessário identificar qual é a posição que está gravada a data. Este tipo de registro não tem registro mestre bem como não possuem identificação de tipo de registro, ou seja, todos são registro de marcações.
Evidências do erro no processo de importação de marcações