A nova Norma Regulamentadora 7 (NR7) trouxe alterações no relatório do Programa Médico de Saúde Ocupacional. Acrescentando dados já requisitados no antigo Relatório Anual, o novo relatório deve trazer informações de acompanhamento das doenças e acidentes ocupacionais das organizações.
Mantendo informações do antigo relatório anual, o relatório analítico deve conter:
- número de exames clínicos realizados;
- número e tipos de exames complementares realizados;
- estatística de resultados anormais dos exames complementares, categorizados por tipo do exame e por unidade operacional, setor ou função.
O item 7.6.2 da nova NR 7 descreve os itens mínimos que deverão ser contemplados no relatório analítico, com periodicidade anual. Acrescentando os itens abaixo, além de os já exigidos no antigo relatório anual do PCMSO:
- Incidência e prevalência de doenças relacionadas ao trabalho, categorizadas por unidade
operacional, setor ou função; - Informações sobre o número, tipo de eventos e doenças informadas nas CAT, emitidas pela
organização, referentes a seus empregados; - Análise comparativa em relação ao relatório anterior e discussão sobre as variações nos
resultados.
Para criá-lo, você deve ir no módulo de saúde ocupacional.
No menu ARQUIVO/CADASTRAR RELATÓRIO
Aqui você deve encontrar um código de relatório, que não tenha sido usado, após encontrar, você irá buscar na lupa o programa : RHPH 6995 - Relatório Analítico do PCMSO
E disponibilizar para o grupo : PCMSO
Na guia Opções, você pode realizar algumas alterações, conforme imagem abaixo:
Se usa Arredondamento Universal? opções Sim ou Não
Imprimir Relatório por: Opções Posto de trabalho ou Setor
Considerar todos Resultados Alterados? Opções Sim ou Não
Percentual comparativo exames realizados: Opções:
-Diferença de percentuais: quando for pela diferença de percentuais o calculo que deverá ser feito é o seguinte: (exame realizado atual *100/exame realizado anterior)-100
-Comparativo ano anterior X atual: Neste caso vai fazer o seguinte: exame realizado atual *100/exame realizado anterior)
Percentual comparativo resultados anormais: Opções:
-Diferença de percentuais: quando for pela diferença de percentuais o calculo que deverá ser feito é o seguinte: (resultado anormal atual *100/resultado anormal anterior)-100
-Comparativo ano anterior X atual: Neste caso vai fazer o seguinte: resultado anormal atual *100/resultado anormal anterior)
Após finalizar as parametrizações, você poderá emitir em: Relatórios/Emitir relatório
Buscando o código cadastrado.
O quadro de Exames Realizados, irá trazer quantidade de exames realizados por setor ou posto de trabalho e a quantidade de exames anormais do período selecionado. Neste quadro, terá uma coluna de "comparação com o relatório anterior", onde o sistema vai trazer uma relação de exames realizados e anormais no relatório anterior e também fará uma comparação percentual dos dados do relatório atual em relação ao anterior.
OBS.: A relação de exames anormais são apenas para os exames complementares, os exames clínicos anormais não entram na relação conforme determinação da NR7.
O quadro de Doenças Ocupacionais irá buscar o registro das CATs do tipo "Doença" registradas no período informado. A coluna de Incidência traz a variação percentual da Doença em relação ao período anterior e a coluna de Prevalência é a quantidade total de Doenças Ocupacionais registradas na empresa até a data de término do período informado.
O quadro de CATs Emitidas irá buscar as informações de todas as CATs registradas no período informado.