O Programa RHPR2020 conta com novas funcionalidades que permitem gerar informações em arquivo formato .CSV para posterior importação/edição no Excel.
As opções são:
-
Resumo: Contém o somatório do(s) Evento(s) por contrato no período informado, ou seja, é uma cópia do Relatório.
-
Analítico: Contém valor/hora do(s) Evento(s) dia a dia por contrato no período informado, ou seja, é como aparece na tela de Acerto de Ponto.
Observações:
- Para gerar em arquivo é necessário no mínimo a existência de um ou mais Eventos cadastrados na opção Configurações deste Relatório.
- Só serão gerados registros no arquivo quando o conteúdo do Evento campo Valor/Horas for MAIOR que ZERO, ou seja, não será gerado registros sem conteúdo e/ou com zeros.
- A impressão do Relatório continuará da mesma forma seguindo as mesmas regras.
Novas funcionalidades disponíveis:
No Módulo Frequência, acesse o Menu: Relatórios > Emitir Relatórios.
Localize o Relatório 2020 Resumo dos Eventos - Colunas e clique no ícone , localizado na barra de ferramentas para Visualizar Impressão.
Tópicos deste artigo:
2. Como adicionar as Variáveis
4. Opção de Classifica e Totalização
5. Opção para gerar Marcações do Ponto
6. Erro ao salvar as variáveis da planilha
8. Como formatar corretamente colunas em Horas Sexagesimais ou Centesimais
9. Como formatar célula do Excel para horas Negativas
1. Inserção de colunas
Como no Excel não tem problema com quantidade de colunas, além de gerar Eventos, é possível adicionar outras Variáveis de origem cadastral (Pessoas), e/ou de origem contratual (Contratos), bem como remover colunas caso seja necessário. Para cada Variável adicionada será gerado uma nova coluna correspondente ao conteúdo.
Além das Variáveis cadastrais e contratuais, estão a disposição duas Variáveis de Ponto diário (CHOD-Horário do dia e CESD-Escala do dia). Os conteúdos destas Variáveis serão as do dia do Ponto igual a Data FIM (período informado na tela deste relatório). No cadastro das Escalas correspondente a Data Fim informada na tela, caso não seja um dia trabalhado, os conteúdos das Variáveis ficaram em Branco.
Observações:
- As colunas Código da Unidade, Número do Contrato, Nome da Pessoa e Data de Apuração (quando analítico) já são pré-fixadas, obrigatórias e não poderão ser removidas.
- As colunas contendo Valor/Horas dos eventos sempre serão geradas depois das colunas das Variáveis.
- Todas as Variáveis que aparecem ao pesquisar (ver exemplo abaixo), são passíveis de serem geradas na planilha.
2. Como adicionar as Variáveis
Todas as variáveis disponíveis podem ser utilizadas para geração do arquivo formato .CSV. Ao clicar na lupa (ver exemplo abaixo), o sistema disponibiliza a relação de variáveis disponíveis para esta finalidade.
3. Geração do Arquivo
Ao clicar em Gerar CSV, o arquivo contendo as informações será inicialmente gerado na pasta RHTRAB (Padrão). Você poderá alterar este diretório a qualquer momento para outro de sua preferência, tomando o cuidado pra que este novo diretório esteja visível para todas as pessoas que forem executar.
As novas Variáveis adicionais bem como novo diretório informado serão salvos na primeira execução subsequente a alteração efetuada.
4. Opção de Classificação e Totalização
Tanto a opção em relatório e/ou em arquivo CVS é possível classificar e/ou totalizar (Colunas de eventos).
4.1. O primeiro passo para geração de totais e/ou classificar deve ser feito no cadastro do relatório que pode ser acessado pelo Menu: Arquivos > Cadastrar Relatórios.
4.2. Ao abrir a tela, informe o código do relatório e acesse a guia Classificação, como demonstra a imagem a seguir.
Neste exemplo:
Classificação: Centro de custo Nível 1, Alfabético, em ordem de data da marcação
Totalização: A cada troca de Centro de custo nível1.
Importante! Sempre que existir nos parâmetros do Relatório opção de Totalizar com Sim ou apenas com opção de Classificação, obrigatoriamente as respectivas variáveis devem estar declaradas na planilha. Neste exemplo (ver baixo) as variáveis CCC1, NOME e DTDA estão declaradas na guia classificação, ou seja, ao executar o relatório, as mesmas devem estar relacionadas (ver no segundo print abaixo).
4.3. No Relatório, marque a opção Gerar totais conforme configuração do relatório e certificar-se que as variáveis de Classificação e/ou Totalização (CCC1, NCOM e DTDA) estejam relacionadas como neste print.
5. Opção para gerar Marcações do Ponto
É possível fazer a impressão de até 4 conjuntos de marcações (Entrada e Saída).
5.1. Para gerar na planilha, clique a opção Imprimir marcações conforme exemplo baixo.
5.2. Se no computador que estiver sendo executado o relatório existir Excel instalado, quando a opção Abrir no Excel estiver marcada, ao término do processamento a planilha será exibida diretamente no Excel.
6. Erro ao salvar as variáveis da planilha
Situação:
Ao clicar no botão Gerar em CSV, é exibida a seguinte mensagem:
Para poder totalizar/classificar, você deve adicionar nesta planilha a(s) variável(is): CCC1.
ou
Cds_Planilha: Field'CCC1 not found.
Causa:
Isso acontece nos parâmetros do Relatório a(s) Variável(is) como Classificação e/ou com opção de Totalizar. Em qualquer das duas opções, esta(s) Variável(is) tem que constar na planilha para que seja possível fazer a devida Classificação e/ou a Totalização.
Solução:
- Se estiver utilizado opção Sintética, então clique no botão Resumo em CSV.
- Já se estiver utiliza opção Analítica, clique no botão Analítico em CSV, como demonstra imagem a seguir:
1. Ao exibir a tela das variáveis do relatório, clique no ícone para pesquisar e localize a variável que está aparecendo como erro.
2. Adicione a lista de variáveis do relatório.
Neste exemplo (Ver abaixo), a variável em questão é a CCC1. Você pode digitar ou pesquisar.
3. Feito isso, execute o relatório normalmente.
7. Exemplos do Relatório
Analítico em CSV
Resumo em CSV
8. Como formatar corretamente colunas em Horas Sexagesimais ou Centesimais
8.1. Horas formato Sexagesimal
8.1.1. Quando o arquivo é importado para o Excel, normalmente as colunas das horas (principalmente quando são sexagesimais) necessitam de formatação especial para hh:mm.
8.1.2. Para fazer estas configurações, marque a(s) coluna(s), clique com botão direito do mouse e escolha opção Formatar Células.
8.1.3. Escolha a opção Personalizada, como este exemplo:
Formatar colunas em hh:mm
8.2. Horas formato Centesimal
Quando o formato das horas for Centesimal, na teoria não haveria necessidade de formatação.
8.2.1. No entanto, para ficar uma planilha com as colunas formatadas corretamente, marque as colunas e clique na opção Formatação Numérica com duas casas decimais ou clique diretamente na opção Separador de Milhares.
Exemplo:
9. Como formatar célula do Excel para horas Negativas
Sua planilha contém horários negativos e não são editáveis? Veja abaixo as dicas para solucionar:
Nota: Esta configuração deve ser feita por planilha. O Excel não salva o parâmetro para outras e/ou todas planilhas
9.1. Edite a planilha que contém horas negativas.
9.2. Clique no Menu Arquivo.
9,3. Clique em Opções.
9.4. Clique em Avançado. Agora role a tela pra baixo até encontrar opção Usar sistema de datas 1904. Pressione OK.
Disponível a partir da Versão 4.31.4.2.