Como Atualizar Aplicativo ServiçoREP?
A atualização do aplicativo ServicoREP requer alguns cuidados tanto quanto de outros aplicativos.
O Serviço Rep é composto de dois ambientes distintos:
1 - Cliente. Este ambiente é aonde tem um servidor Local basicamente para fazer as coletas do Reps e enviar/receber para o Saas.
2 - SaaS. Esta parte é aonde tem o sistema da Metadados executando.
Estes ambientes se comunicam através Webservices que estão instalados um em cada ambiente. Logo, quando houver necessidade de atualização é recomendado que ambos sejam atualizados.
O ServiçoRep pode rodar como Aplicação ( Não pode fechar a tela do Painel de Controle ServiçoRep ), ou como Serviço do Windows ( Pode fechar a tela).
Passos para atualização.
1 - Certifique-se que o pacote a ser atualizado é o mais recente disponível. Ex: Servico Rep .x..xx.x.x (Atualizador).exe
2 - Se o cliente utiliza o aplicativo como Serviço (Metadados - Serviço do Painel de Controle Rep), logo o serviço deve ser Parado.
Como verificar se o Serviço Metadados - Serviço do Painel de Controle Rep está em execução? Para verificar, clique em iniciar e digite Serviços. Execute o aplicativo. O Windows deverá exibir tela semelhante a esta. Localize-o e clique com botão direito do mouse para Iniciar e/ou Parar.
3 - O aplicativo Painel de Controle (PainelDeControleDoServicoRep.exe), tambem deve estar fechado.
4 - Copiar o pacote (Servico Rep .x..xx.x.x (Atualizador).exe) a ser atualizado em qualquer pasta temporária; Ex: C:\Temp
5 - Execute-o ( Duplo click ) para descompactação e início dos procedimentos para atualização.
OBS: Se necessário, execute como Administrador.
6 - Importante. O pacote de atualização é o mesmo para os dois Ambiente. A diferenciação é feita pelo indicativo conforme imagem a seguir. A opção deve estar Marcada apenas quando estiver sendo atualizado no ambiente Saas.
7 - Após o término da execução, caso ocorra algum erro, será exibido uma mensagem de erro como este exemplo. Verifique o arquivo de log o problema corrige-o e execute o procedimento novamente.
8 - Após o término da execução Com e/ou Sem erros será exibido um log. Certifique-se observando a último linha que não tenha nenhum erro. Em caso de erros, proceda com a correção e excute o procedimento novamente. As linhas destacadas na cor Amarelo, não representam problemas.
9 - Ao término da atualização, execute o Painel de Controle e não esquecer de Iniciar o serviço ( Caso tenha ).
Alguns erros comuns durante o processo de atualização.
Erro: Arquivo já existente.
Solução: Renomeie o arquivo em questão r execute novamente
Erro: Aplicativo está em execução
Solução. Fechar aplicativo antes de iniciar a atualização
Erro: Painel de controle
Solução: Executar como Administrador
]
Erro: RHSERVICOREPCFG Invalido
Solução:
Provavelmente está sendo reinstalado o ServiçoREP. Quando for necessário fazer nova reinstalação, deve-se observar os seguintes critérios:
- A pasta C:\meta\ServicoRep deve estar vazia
- O Banco de dados ServicoRep deve estar em branco
Atenção para este detalhe. Poderá acontecer de não dar nenhum erro durante o processo de atualização, porém, o atualizador não conseguiu fazer as alterações no Banco de dados. Este problema ocorre se por algum motivo foi feito alguma inclusão de algum campo em alguma tabela, ou seja, Nunca faça inclusão de novos campos nas tabelas.
Como identificar esta situação? Na pasta utilizada para descompactação do atualizador, se for gerado o arquivo ServicoREP.Migracoes.Log ( exemplo no Print ) é porque teve algum erro durante a atualização do banco de dados. Para correção, você deve encaminhar o arquivo para o Analista responsável pelo produto na Metadados.