Objetivos:
- Integrar informações do servicoREP no ambiente Saas: Em média, a cada 40 segundos o sistema atualiza os processos executados no servoREP disponibilizando-os no Banco de dados do Saas.
- Consultar processos do ServicoREP no Saas. Qualquer Operador/usuário poderá consultar no ambiente Saas todos os processos executados no ambiente do servicoREP.
- Alertas de inatividade: Além das informações dos processos, constantemente o sistema valida o tempo de inatividade que possa ocorrer entre o Saas e o servicoREP. Alertas automáticos são exibidos na tela sempre que existir tempo de inatividade superior a quatro horas.
- Indicativos de processos com erros. Os processos finalizados com algum tipo de erro, ficam em destaque na tela bem como podem ser selecionados ( Filtrados).
- Detalhes do Processo. Todo processo pode ser detalhado. Neste detalhamento é possível visualizar o(s) coletor(es) e o que aconteceu com cada um. Quando existir algum erro, será possível visualizar a parte principal do mesmo.
- Consulta resumida das marcações online. É possível obter um resumo instantâneo das marcações online dos últimos 7 dias. Neste resumo demonstra a quantidade de marcações coletadas por data. Outra informação importante é a quantidade de marcações Pendentes de envio para o Saas.
- Agendamentos. Consultar os agendamentos dos processos de coletas.
Requisitos necessários para consultar Painel de Controle do ServicoREP no Saas
1. Empresa/Cliente deve possuir o módulo do ServicoREP.
No Módulo Frequência, acesse o Menu: Arquivo > Tabelas do Ponto > Modelos de Coletores.
Esta informação é para identificar quando existir alguma informação na tabela de "Modelos de Coletores" cujo campo Marca do Coletor seja igual a um destes modelos relacionados:
2. No aplicativo ServicoREP é necessário ativar a função Utilizar replicação, como demonstrado no print abaixo:
Painel de Controle do ServicoREP/Configurações
3. Como consultar Painel de Controle
A consulta do Painel de controle do ServicoREP no Módulo Frequência, está disponível através do Menu: Integração > Painel de Controle > ServicoREP. Esta nova opção só aparece no Menu quando existir ao menos um dos modelos de coletores cadastrados conforme descrito no primeiro item deste Artigo.
Funções do Painel de controle
- Cliente ServicoREP: Se existir mais de um Servicorep, então, você precisa selecionar qual deles deseja consultar. O Sistema sugere o primeiro.
- Somente meus processos: Quando assinalado, será exibido apenas os processos do usuário logado no Saas.
- Somente processo com alertas: Quando assinalado, exibe apenas processo com algum tipo de erro. Esses processo estão identificados na cor amarela.
- Exibir últimos: Por padrão, o Sistema exibe os processos executados nos últimos 3 dias. As opções disponíveis são: 3, 7, 30, 60, 90 e 120 dias.
- Processo: Identifica o número do processo executado. Esta numeração é de forma sequencial.
- Tarefa: Identifica a tarefa que foi executada e/ou está para ser executada.
- Coletor: Identifica o coletor que a tarefa foi e/ou vai ser executada. Quando "Múltiplos coletores" significa que no mesmo processo existem mais de um coletor.
- Status: Identifica se processo executou com sucesso e/ou com alerta/erros.
- Data/Hora início: Identifica o horário que a tarefa começou a ser executada.
- Data/Hora Fim: Identifica o horário que a tarefa terminou a sua execução.
- Operador: Identifica o operador que demandou a tarefa.
- Data/Hora Solicitação: Identifica o horário que a tarefa foi criada no Servicorep.
- Alerta: Identifica se a tarefa foi executada com sucesso ou com erros.
- Atualizar consulta: Ao clicar ( Padrão marcado), o Sistema atualiza os dados na tela. Lembrando que esta funcionalidade o sistema executa em média a cada 40 segundos.
- Detalhes do processamento: Ao clicar, o Sistema exibe o principal motivo de erro que possa ter acontecido ou apenas mensagem de Processo Executado com Sucesso. Ao clicar sobre o erro, o sistema exibe com mais detalhes.
- Agendamentos: Ao clicar, o Sistema exibe os agendamentos do Servicorep. Estes agendamentos são atualizado no Saas de hora em hora sempre na hora cheia.
- Resumo das marcações: Ao clicar, o Sistema exibe um resumo das marcações Coletadas nos últimos 7 dias e também o número de marcações pendentes de serem enviadas para o Saas. Esta consulta nos dá um resumo bem importante das marcações coletadas e transmitidas para o Saas.
Imagem da tela principal de consulta do Painel de Controle:
4. Situações de inconformidades
Ao abrir a tela, o Sistema automaticamente faz uma validação das últimas replicações realizadas.
Quando a Replicação entre o ServicoREP e o Saas não acontece a mais de X horas (mínimo de 4 horas para iniciar o envio desta mensagem), poderá acontecer alguma destas situações:
- Não existem agendamentos cadastrados no ServicoREP e/ou não houve nenhuma interação entre Saas/ServicoREP ou ServicoREP/Saas nas últimas horas - Se for este o caso, então não há problemas eminentes, será apenas um Aviso.
- O processo de replicação pode estar parado e/ou com algum erro - Neste caso verificar no Servicorep arquivo de log na pasta Servicorep "PainelControleRep.log".
- O ServicoREP não está ativo e/ou pode ter parado de funcionar
- Webservices não estão respondendo - Neste caso, é possível fazer o teste básico de conexão na própria tela utilizando as funções Testar conexão e Testar autenticação. Em ambos os casos o retorno com sucesso identifica que o Webservices estão respondendo.
Fique atento quando este aviso aparecer. Ele poderá identificar possíveis problemas nos processos do ServicoRep.
Alerta de inconformidade na replicação e/ou nos processos do ServicoREP. Após quatro horas de inatividade este alerta será acionado. No rodapé da tela consta data e hora da última sincronização realizada entre ServicoRep X Saas.