Assista a videoaula:
O Extrator de Informações Gerenciais é um recurso do módulo Frequência que permite planilhar informações. Através dele, é realizada uma consulta de informações relacionadas ao funcionário (eventos do ponto, banco de horas, ocorrências e familiares) com o objetivo de exporta-la em formato .CSV, para que seja possível abri-la em editores de planilhas (exemplo: Excel).
Para acessar o Extrator de Informações Gerenciais, siga o caminho módulo Frequência > menu Consultas > Extrator de Informações Gerenciais.
Estrutura do Extrator de Informações Gerenciais
No Extrator é permitido cadastrar as consultas para que possam ser utilizadas mais de uma vez.
Quando a tela do Extrator é aberta, é possível optar por abrir uma consulta já cadastrada ou criar uma nova. Consultas já cadastradas podem ser utilizadas mais de uma vez, sendo necessário apenas alterar o período a ser emitido e a seleção de contratos conforme desejado.
Criação de nova consulta:
Para criar uma nova consulta, clique na opção "Nova". Digite um nome para sua consulta e clique em Avançar.
É possível criar uma consulta totalmente nova ou utilizar uma consulta já cadastrada como modelo.
Para a criação de uma consulta totalmente nova, clique em "Não" na mensagem que questiona se deseja criar a consulta a partir de outra existente.
Nesta etapa, será necessário selecionar a tabela auxiliar que irá definir o tipo de consulta que será realizada.
As tabelas auxiliares disponíveis são:
• Banco de Horas Detalhado
• Banco de Horas Resumido
• Banco de Horas com Prorrogação Detalhado
• Banco de Horas com Prorrogação Resumido
• Eventos do Ponto
• Familiares
• Registro de Ocorrências
OBS.: O relatório Resumo dos Eventos (programa RHPR2020) pode ser usado como alternativa à consulta que utiliza a tabela auxiliar de Eventos do Ponto. Mais informações no artigo RHPR2020 - Como Gerenciar Eventos de Apuração.
Após definir qual tabela auxiliar será utilizada na consulta, clique em Avançar.
Agora, deve-se atribuir variáveis à consulta criada. Existem dois tipos de variáveis:
Variáveis: São os dados referentes ao cadastro do contrato e pessoa do funcionário. Em todos os tipos de consulta, essas variáveis serão as mesmas. Exemplo: Código do contrato, unidade, função, CPF, PIS, etc.
Variáveis Auxiliares: São dados referentes à tabela auxiliar que é selecionada quando a consulta é criada. Esses dados variam de acordo com a tabela auxiliar.
Exemplo: Se for montada uma consulta de Eventos do Ponto, é preciso selecionar a tabela auxiliar Eventos do Ponto. Deve-se selecionar as variáveis auxiliares desta tabela que é desejado que apareça na consulta. Exemplo de variáveis auxiliares de eventos do ponto: Código do evento, descrição do evento, data de apuração, total de minutos.
OBS.: Apenas é possível acrescentar nas consultas os dados disponíveis nas Variáveis e Variáveis auxiliares. Se o dado desejado não estiver nessas variáveis, não é possível acrescenta-lo na consulta.
Para selecionar as variáveis desejadas, clique na guia Variáveis. Na tela que aparece, clique no botão "Selecionar Variáveis" e informe as "Variáveis" e "Variáveis Auxiliares" desejadas na consulta.
Após clique em Avançar. Adicione a seleção de contratos desejada e clique em Gerar Resultado.
Serão gerados os dados em formato de planilha dentro do Frequência. Caso deseje exportar para .CSV, clique em "Exportar p/ CSV".
Dessa forma os dados serão exportados e poderão ser abertos em editores de planilhas.
Abaixo, exemplos de criação de consultas:
- Consulta de Banco de Horas Detalhado;
- Consulta de Banco de Horas Resumido;
- Consulta de Todos os Eventos do Ponto do Colaborador em Linhas;
- Consulta de Eventos do Ponto em Colunas Resumido;
- Consulta de Eventos do Ponto em Colunas Detalhado;
- Consulta de Familiares;
- Consulta de Registro de Ocorrências.
Consulta de Banco de Horas Detalhado
A criação de banco de horas detalhado permite que sejam consultados dia a dia o saldo, créditos e débitos do colaborador.
Para isso, selecione a tabela auxiliar "Banco de Horas - Detalhado". Ao selecionar esta tabela, será necessário definir o formato de impressão das horas, o banco de horas a ser mostrado e o período de emissão.
Selecione as variáveis e variáveis auxiliares.
Nas "Variáveis", selecione as variáveis que identifiquem de qual funcionário é o banco que será mostrado na consulta (geralmente são selecionados o código da unidade, Descrição da Unidade, Código do Contrato e Nome do Contrato).
Nas Variáveis Auxiliares selecione as informações referentes ao banco que é preciso aparecer na consulta. Neste exemplo foram selecionadas as variáveis Data, Crédito, Débito e Saldo Atual.
Depois de definir a seleção de contratos que será mostrada na consulta e clicar em Gerar Resultado, será gerada a consulta conforme exemplo abaixo:
Consulta de Banco de Horas Resumido
A consulta de banco de horas resumido mostra o saldo que o colaborador tem em determinado dia. Não mostra o detalhamento (créditos e débitos ao longo do período selecionado).
Selecione a tabela auxiliar "Banco de Horas - Resumido". Ao selecionar esta tabela, será necessário definir o formato de impressão das horas, o banco de horas a ser mostrado e o período de emissão.
Selecione as variáveis e variáveis auxiliares.
Nas "Variáveis", selecione as variáveis que identifiquem de qual funcionário é o banco que será mostrado na consulta (geralmente são selecionados o código da unidade, Descrição da Unidade, Código do Contrato e Nome do Contrato).
Nas Variáveis Auxiliares selecione as informações referentes ao banco que é preciso aparecer na consulta. Neste exemplo foram selecionadas as variáveis Saldo Anterior, Crédito, Débito e Saldo Atual.
Depois de definir a seleção de contratos que será mostrada na consulta e clicar em Gerar Resultado, será gerada a consulta conforme exemplo abaixo:
Consulta de Todos os Eventos do Ponto do Colaborador em Linhas
Nesta consulta serão mostrados todos os eventos de ponto gerados dia a dia. Os eventos aparecerão em linhas na tabela.
Para este tipo de consulta, selecione a tabela auxiliar "Eventos do Ponto".
Defina qual será o período a ser consultado e o formato de impressão das horas.
Nas "Variáveis", selecione as variáveis que identifiquem de qual funcionário são os eventos mostrados na consulta (geralmente são selecionados o código da unidade, Descrição da Unidade, Código do Contrato e Nome do Contrato).
Nas Variáveis Auxiliares selecione as informações referentes aos eventos que é preciso aparecer na consulta. Neste exemplo foram selecionadas as variáveis Data de Apuração, Código do Evento, Descrição do Evento, Total de Minutos, Quantidade Total e Valor Total.
Depois de definir a seleção de contratos que será mostrada na consulta e clicar em Gerar Resultado, será gerada a consulta conforme exemplo abaixo:
Consulta de Eventos do Ponto em Colunas Resumido
Nesta consulta serão mostrados os eventos do ponto desejados do colaborador. Cada evento será mostrado em uma coluna. A informação gerada é o total de horas/quantidade/valor do evento dentro do período selecionado.
Para este tipo de consulta, selecione a tabela auxiliar "Eventos do Ponto".
Defina qual será o período a ser consultado e o formato de impressão das horas.
Nas "Variáveis", selecione as variáveis que identifiquem de qual funcionário são os eventos mostrados na consulta (geralmente são selecionados o código da unidade, Descrição da Unidade, Código do Contrato e Nome do Contrato).
Nas Variáveis Auxiliares, selecione apenas a variável Código do Evento por Coluna.
Ao selecionar a variável Código do Evento por Coluna, será habilitada a guia Itens das Variáveis. Nela, será necessário selecionar os eventos que devem aparecer na consulta.
Segue exemplo:
Depois de definir a seleção de contratos que será mostrada na consulta e clicar em Gerar Resultado, será gerada a consulta conforme exemplo abaixo:
Consulta de Eventos do Ponto em Colunas Detalhado
Nesta consulta serão mostrados os eventos do ponto desejados do colaborador. Cada evento será mostrado em uma coluna. A informação são as horas/quantidade/valor do evento dia a dia dentro do período selecionado.
Para este tipo de consulta, selecione a tabela auxiliar "Eventos do Ponto".
Defina qual será o período a ser consultado e o formato de impressão das horas.
Nas "Variáveis", selecione as variáveis que identifiquem de qual funcionário são os eventos mostrados na consulta (geralmente são selecionados o código da unidade, Descrição da Unidade, Código do Contrato e Nome do Contrato).
Nas Variáveis Auxiliares, selecione apenas as variáveis Data de Apuração e Código do Evento por Coluna.
OBS.: A utilização da variável Data de Apuração que irá fazer com que as informações sejam geradas detalhadamente (dia a dia).
Ao selecionar a variável Código do Evento por Coluna, será habilitada a guia Itens das Variáveis. Nela, será necessário selecionar os eventos que devem aparecer na consulta.
Segue exemplo:
Depois de definir a seleção de contratos que será mostrada na consulta e clicar em Gerar Resultado, será gerada a consulta conforme exemplo abaixo:
Consulta de Familiares
Nesta consulta serão mostrados os dados dos familiares dos colaboradores desejados.
Para este tipo de consulta, selecione a tabela auxiliar "Familiares".
Na guia “Variáveis”, selecione os dados a serem mostrados do colaborador e dos seus familiares.
Depois de definir a seleção de contratos que será mostrada na consulta e clicar em Gerar Resultado, será gerada a consulta conforme exemplo abaixo:
Consulta de Registro de Ocorrências
Nesta consulta serão mostradas todas as ocorrências registradas para os colaboradores desejados.
Não há a opção de filtrar por período e tipo de ocorrência. Irá gerar sempre todo o histórico de registro de ocorrências do colaborador.
Para esta consulta, utilize a tabela auxiliar “Registro de Ocorrências”.
Na guia “Variáveis”, selecione os dados a serem mostrados do colaborador e das ocorrências registradas.
Depois de definir a seleção de contratos que será mostrada na consulta e clicar em Gerar Resultado, será gerada a consulta conforme exemplo abaixo: