Foi disponibilizado para os gestores e colaboradores a opção para solicitar ao RH alteração em dados pessoais. O gestor poderá solicitar além da alteração dos seus próprios dados também dos dados de seus colaboradores.
Configuração
Inicialmente deve-se configurar quais perfis de gestão terão permissão para realizar a solicitação de alteração pessoal. Para isso deve-se configurar no Módulo Administração do Sistema, acesse o Menu: Administração do Portal > Perfis do Usuário e no Módulo Administração do Sistema, acesse o Menu: Administração do Portal > Alteração Coletiva das Ações dos Perfis.
Colaborador
Gestor
Solicitar a Alteração dos Dados das Pessoas
Colaborador:
Para solicitar a alteração o colaborador irá acessar o Portal RH no Menu Meus Dados > Folha de Pagamento > Alterações Pessoais. O colaborador somente poderá alterar seus dados.
OBS: O passo a passo para uso é o mesmo do gestor (abaixo).
Gestor:
Para solicitar a alteração o gestor irá acessar o Portal RH no Menu Gestão > Folha de Pagamento > Alterações Pessoais.
Filtros:
- É possível utilizar os filtros para localizar o colaborador que deseja-se solicitar a(s) alteração(ões).
- É possível filtrar na lista de solicitações criadas as "Pendentes", "Realizadas" e as "Canceladas".
Para solicitar deve-se clicar no botão Nova alteração pessoal.
Ao clicar no botão será abeta ficha com os dados atuais da pessoa escolhida e que são possíveis serem alterados. É possível informar/alterar os dados:
- Data da Alteração: Data que deseja-se que a alteração tenha efeito. Por padrão é sugerida a data atual.
Geral
- E-mail Pessoal
- E-mail Corporativo
- Raça
- Sexo
- Gênero
- Deficiente (p/RAIS)
- PCDs
- Laudo: Não é obrigatório enviar o anexo do laudo.
Telefone
- Telefone: DDD + Número + Ramal
- Celular: DDD + Número
Endereço
- Tipo de Logradouro
- Cep
- Logradouro
- Número
- Complemento
- Bairro
- Cidade
- UF
- Anexo: Não é obrigatório enviar o anexo com o comprovante de endereço.
Familiares
É possível alterar os dados dos familiares atuais e incluir novos. Porém, não é possível excluir familiares.
- Nome
- Nascimento
- CPF
- Sexo
- Parentesco
- Dependência
- Anexo Certidão: Não é obrigatório enviar o anexo com o comprovante de parentesco.
Se clicar em Cancelar o processo de solicitação de alteração é cancelado.
Se clicar em Finalizar a solicitação é enviada para o RH no módulo da folha de pagamento para realizar a alteração.
Realizar a Alteração dos Dados das Pessoas
O RH irá realizar a alteração das pessoas, no Módulo Folha de Pagamento, acesse o Menu: Folha de Pagamento, acesse o Menu: Cadastramento > Portal RH > Alterações Pessoais Solicitadas pelo Portal.
Filtros:
- Data Alteração: Intervalo de datas que foi solicitada a alteração.
- Situação: Todos, Pendente, Realizado ou Cancelado
- Pessoa: Nome da pessoa. É possível digitar parte do nome para localizar mais facilmente.
Botões:
- Consultar: Irá apresentar os dados atuais e novos dados. Os dados que sofreram alteração serão destacados.
- Gerar Alteração: Irá realizar a alteração dos dados da pessoa e geração de registros legais conforme necessário. Ex: eSocial. Quando há alteração dos dados de familiares o operador será direcionado para a tela de manutenção do familiar para revisar a alteração e, ao salvar, gerar os registros legais necessários.
- Cancelar Alteração: Irá cancelar o registro de solicitação da alteração e não irá realizar a alteração pedida.
Observação: O gestor não é notificado do destino da solicitação pedida. Sendo ela executada ou cancelada ele poderá consultar a situação no Portal RH, no Menu: Gestão > Folha de Pagamento > Alterações Pessoais.
Consulta dos dados
Observação: Ao clicar para visualizar os anexos eles serão salvos por padrão no diretório RHTRAB. Caso o operador tenha um diretório padrão definido em seu cadastro este será utilizado.
Liberado a partir da versão 4.34.0.1 em 09/10/2023.