Funcionalidades do Painel de Controle do ServicoREP
Exemplo do Painel de controle do ServicoREP
Funções
1 - Testar comunicação com Webservice. Esta é a primeira função a ser executada para certificar que a comunicação como o Saas está OK. Caso não responda positivamente, o aplicativo está com problema de comunicação e a TI precisa ser envolvido para verificar o que aconteceu.
Exemplo Reposta Positiva
2 - Sincronizar informações. Esta função faz a cópia dos Modelos de Coletores e dos Coletores propriamente ditos que utilizam Web Service. Ao executar esta função, os coletores selecionas aparecerão na lista de coletores como no print a baixo.
Quando devo utilizar esta função? Sempre que houver qualquer alteração no Saas nos Coletores que utilizam a funcionalidade do Webservice, será necessário executar esta função para atualizar no ambiente do ServicoREP com as mesmas informações do Saas.
Exemplo de coletores disponíveis para WebService
3 - Status do Coletor. Esta função acessa o Coletor e traz informações sobre o mesmo principalmente o último NSR do equipamento, número de série entre outras informações.
Status do coletor
4 - Coletar Marcações. Esta função executa processo de coletas de marcações.
As opções disponíveis são:
- Pendentes. A coleta inicia a partir do último NSR gravado. Para visualizar esta informação, acesse através opção Última Coleta
- Pelo NSR. Nesta opção, você deve informar o NSR desejado de onde o sistema deve iniciar fazer a coleta.
5 - Última Coleta. Esta função lista e permite manutenir o último NSR coletado/processado de cada coletor.
OBS: Reps modelo DIMEP o controle do último NSR coletado é feito pelo próprio REP, ou seja, não tem necessidade de cadastrar no sistema.
Importante: Quando é adicionado um coletor e que este já vinha sendo utilizado anteriormente no módulo de frequência, é necessário acessar esta opção e informar o último NSR. Caso esta informação não seja incluída, a coleta iniciará a partir do NSR 1. Para novos coletores não é necessário informar nada nesta tela.
Exemplo último NSR coletado
6 - Exibição do Coletores. Espaço destinado para exibição dos coletores cadastrados que utilizam Webservice. Para atualizar esta lista, utilize a função "Sincronizar Informações".
Espaço reservado para exibição do coletores
7 - Período de consulta. Por padrão, o sistema sugere e exibe os processos executados nos último 3 dias. Se necessário, é possível informar outro período. Neste caso, veja informação na função 8 a seguir.
Exemplo período de consulta dos processos
8 - Atualizar Grid Automaticamente. Como padrão esta opção vem marcada o que significa que de 30 em 30 segundos o sistema atualiza os dados da grade automaticamente ( como se fosse um refresh na tela ). Caso queira consultar processos de outras datas, para melhor visualizar, desmarque esta opção que dai o sistema NÃO fica atualizando o conteúdo da grade.
Exemplo informação de atualizar automaticamente os dados da Grade
9 - Status do serviço. As informações sobre esta função estão descritas logo abaixo neste documento na sessão Configurações.
Exemplo status do serviço
10 - Lista de processos. Por padrão, o sistema exibe todos os processo executados e/ou aguardando execução dos últimos 3 dias. É possível visualizar processos executados em outras datas, para isso basta informar o período desejado e clicar em Filtrar. Para que o sistema não atualize automaticamente a tela, desmarque a opção "Atualizar grid automaticamente".
Agendamentos
Para que as coletas de marcações possam ser executadas automaticamente, é necessário criar agendamentos para cada um dos Coletores especificando os horários e dias das coletas como no exemplo a seguir. No entanto, é possível fazer um único agendamento para todos os Coletores, porém, a melhor opção é fazer um agendamento para cada coletor. Isso porque se der algum erro durante o processo de coletas, quando todos os coletores em um só agendamento fica mais difícil identificar qual do coletores de erro bem como o Status da tarefa fica identificado como "Execução com erro". Quando o agendamento é individualizado, cada processo/coletor terá o seu Status ao final do processo. Desta forma fica bem visível a identificação caso houver erros durante o processo de coletas de marcações.
Agendamentos
Configurações
Funções
1 - Arquivos AFD. O ServicoREP tambem importa arquivos no formato padrão AFD das portarias 1510 e 671. Para ativar esta funcionalidade, deve-se:
- Marcar a opção Utiliza Leitura arquivos AFD . Neste momento na lista de coletores será gerado um novo Coletor padrão 0000.
- Informar o diretório que estes arquivos AFD serão depositados para importação
- Os arquivos quando processados com sucesso, serão armazenados na subpasta Processados
- Os arquivos quando processados com erros, serão armazenados na subpasta Com_erros
- Cadastrar um agendamento para o coletor 0000
Estrutura de pastas quando utilizado importação pro arquivos AFD
2 - Configuração do servicoREP. Como já mencionado, o servicoREP pode executar de duas formas;
- Como Aplicação. Neste caso, a tela do painel de controle Obrigatoriamente deve estar aberta, caso contrário, o sistema não executa nenhuma operação.
- Como Serviço do Windows. Neste caso, a tela do painel de controle não precisa ficar aberta e/ou minimizada, ou seja, pode ser fechado normalmente. Para ativar esta opção é necessário:
- Na pasta servicorep é necessário existir o programa ServicoPainelControleREP.exe
- Na guia configurações, a opção "Utilizar como serviço do Windows" deve estar marcada
- Executar aplicativo do Windows "Serviços" ativar "Metadados - Serviço do Painel de Controle Rep".
3 - Alterar usuário/senha. Quando é executado processo de instalação do servicorep é necessário informar um usuário e senha de Conexão ente Webservice como demonstra no exemplo a baixo. Este mesmo usuário e senha deve ser informado na configuração do webservicve no saas. Estas informações quando não exatas interferem diretamente no processo de Sincronização.
As vezes por algum motivo esta informação acaba sendo esquecida e/ou extraviada. Neste caso, é possível recuperar utilizando esta função criando um novo usuário/senha. Após realizado as devidas correções é só clicar na função Sincronizar.
Exemplo das configurações Webservice no ServicoREP e no Saas