Ao efetuar uma rescisão é enviado ao eSocial o Evento S-2299 - Desligamento com isso o eSocial retorna o evento no S-5001 - Informações das Contribuições Sociais por Trabalhador o valor efetivamente considerado como desconto de INSS pelo eSocial, siga os passos de como conferir:
1. Após conferir o INSS descontado no Cálculo da Rescisão e Gravar o cálculo, será gerado o evento S-2299 - Desligamento.
2. Acesse no menu eSocial > Gerenciador de Eventos.
2.1 Selecione o evento S-2299, situação Aceito e data do cálculo da rescisão.
2.2 Filtre a pessoa em questão, pela opção de Pessoa ou Contrato
3. Após o evento ser listado, clique em Visualizar ou um duplo clique no evento.
3.1 Será demonstrado os dados da Rescisão e no ícone dos eventos de Retorno por Regime de Competência
3.2 Ao clicar no Evento S-5001 - Informações das Contribuições Sociais por Trabalhador na guia Cálculos da Contribuição Previdenciária do Segurado poderá consultar Valor Efetivamente Descontado. A coluna Valor Contribuição foi o descontado na Rescisão. Existindo diferença a rescisão precisa ser revisada.
3.3 Principais causas de diferença de INSS Descontado:
- Tabela de INSS desatualizada.
- Base de INSS Tributáveis Negativas.
- Saldo de Salário Tributáveis inferior ao desconto das Faltas e Repousos.
- Empresa com Processo para não tributação de algum VDB e com desconto tributáveis ao INSS maior do que o proventos tributáveis.
- Pessoa com contrato e Autônomo na mesma competência. Veja o artigo Celetista com Desconto de INSS de Autônomo.
4. Outra forma de consultar se o valor efetivamente considerado como desconto de INSS pelo eSocial é a emissão do relatório RHPR1904 Conferência de INSS no eSocial na opção Consolidado ou sem Envio de Remuneração, sempre após confirmado que o evento foi aceito.