Importante: Enquanto o Serviço do eSocial estiver enviando eventos, sob hipótese alguma ele poderá ser encerrado. Existem inconsistências que podem ser ocasionadas devido a esta ação, um exemplo é: o lote ser enviado para o eSocial e não ser salvo no banco a informação do lote.
Após a Instalação dos Certificados Digitais e a Instalação do Serviço eSocial, verifique se o Relatório de Consistências não apresenta nenhuma inconsistência referente aos eventos a serem enviados.
Assista a vídeoaula ou se preferir siga os passos descritos abaixo:
Acesse o Módulo eSocial:
Procedimentos:
1) Configure o Certificado Digital
No Menu Arquivo/ Tabelas do eSocial/ Certificados Digitais:
Nesta tela são listados todos os certificados digitais que estão instalados na máquina o usuário.
Se existir mais que uma empresa, esta também deverá ser configurada. Acesse: Menu Arquivo/ Tabelas do eSocial/ Certificado Digitais por empresa:
No campo Empresa deve ser selecionada a empresa, e depois no campo Emitido para o sistema buscará os certificados digitais instalados.
Após a configuração dos certificados digitais, podemos então fazer a geração da carga inicial de eventos do eSocial.
Importante: Antes do envio, verifique que as suas tabelas estão todas parametrizadas corretamente e se o serviço do eSocial está instalado.
2) Como Enviar os Eventos para o eSocial
Acesse o Menu Gerenciamento/ Geração de eventos iniciais por fases, informe a empresa e tecle Enter ou Tab. Será exibida uma tela com os tipos de eventos solicitados para o eSocial em cada fase. Observe que o evento selecionado em azul é o que será gerado quando clicar no botão Gerar. Selecione a empresa, e selecione a fase que deseja enviar para o eSocial e clique em Gerar.
Informe o início da entrada da empresa no eSocial e clique em ok. O exemplo abaixo é a data do 1º grupo do eSocial.
Aguarde o progresso de Geração do Arquivo, nesta fase o sistema fará a Consistência das Informações de Tabela. O campo de Geração somente será exibido ao final da geração dos dados e correspondente a data de geração da carga do evento.
Observação: Somente será exibida informações aqui se a Carga for gerada.
No caso de nova empresa (nova raiz CNPJ) é preciso fazer a geração da fase 1 e fase 2, informando a data de abertura da empresa.
Após a geração destas fases, as admissões e outras movimentações trabalhistas podem ser feitas normalmente.
Se a empresa for Sem Movimento, no mês de abertura da mesma, deverá ser gerado o Fechamento dos Eventos mensais com esta informação.
Como Gerar os Eventos Mensais para Empresas Sem Movimento