Acesse o aplicativo através do Atalho do SIRH na Estação de Trabalho ou execute o arquivo RH.exe
localizado no diretório de instalação do sistema <Meta\rhsis>.
1. Credenciais
Preencha os dados da tela de identificação:
IDENTIFICAÇÃO |
PREENCHIMENTO |
Usuário |
Código de identificação do cliente para a Metadados (ID da Conta). Será sempre o mesmo ID para todos os operadores que acessarem o sistema, do mesmo cliente Metadados. |
Login |
Identificação do operador. Na instalação do sistema, o operador que acompanha o primeiro login é denominado MASTER e este possui permissão geral de administrador do sistema. |
Senha |
Senha de acesso do operador. Na instalação do sistema, uma senha é informada para o operador MASTER, e deverá ser atualizada pelo cliente no primeiro acesso. |
2. Diretórios
No primeiro acesso ao sistema é preciso informar:
- O diretório do sistema: onde está instalado o software, normalmente <Meta\rhsis>.
- O diretório de trabalho: local para o operador gerenciar seus arquivos. O sistema sugere este diretório sempre que é necessário exportar ou importar algum arquivo externo, normalmente <\Meta\rhtrab>.
3. MDE e Álias
Após informar os diretórios de sistema e de trabalho, ainda no primeiro acesso ao sistema, é apresentada uma tela solicitando o modo de gravação do MDE e o álias do banco de dados.
Modo de gravação do MDE:
- Diretório do Sistema: quando o modo de comunicação com o banco de dados fica gravado no diretório de instalação da aplicação Metadados (Meta\rhsis).
- Perfil do Usuário: quando o modo de comunicação com o banco de dados fica gravado local na máquina do operador do sistema.
Atenção: Ao optar pelo modo de gravação do MDE por Perfil do Usuário, sempre que for necessário habilitar o sistema para uma nova estação de trabalho, o álias do banco de dados deverá ser criado para aquela estação.
Selecionando o Modo de Gravação do MDE como Diretório do Sistema e o Álias Metadados:
4. Redefinição de Senha
Após ter selecionado o álias do banco de dados, para segurança é necessário redefinir a senha de acesso do operador. A atualização da senha é obrigatória somente no primeiro acesso. A partir da conclusão destas tarefas você terá acesso à tela inicial do sistema
Menus Iniciais
Na tela inicial do sistema, há a barra de menus e os atalhos para os módulos. A barra de menus é composta pelos seguintes itens:
ITEM |
INFORMAÇÃO |
Módulos |
Acesso às soluções integradas do SIRH Metadados e ao atalho para saída do sistema. |
Opções |
Configurações de diretórios do sistema. |
Ajuda |
Informações sobre o sistema e ajuda online. |
No menu de Opções, você encontra estas configurações da aplicação:
- Diretório do sistema: local onde está instalado o SIRH Metadados.
- Diretório de trabalho: diretório auxiliar, o sistema recorre a este diretório sempre que é necessário exportar ou importar algum arquivo externo.
- Diretório de fotos: onde as fotos das pessoas podem ser armazenadas. Quando optar por armazenar as fotos em arquivo externo ao invés do banco de dados. No módulo do cadastro da pessoa, é necessário habilitar o diretório de fotos através da diretriz: Local da Foto da Pessoa? selecionando a opção “Arquivos Externos”.
- Alias do banco de dados: configuração da comunicação com o banco de dados.
- Driver para câmera de vídeo: seleção do programa que gerencia a câmera de vídeo do computador, na utilização de uma webcam para captura de imagens.
- Trocar senha: utilizado para alterar a senha do operador logado no sistema.
Ainda na tela inicial, encontram-se os atalhos do SIRH Metadados para as diversas soluções integradas. A permissão para uso de cada módulo, depende da licença de uso contratada.
As soluções podem ser acessadas através do clique no ícone referente ao item:
5. Fechando a Aplicação
Para encerrar a aplicação, utilize:
- Fechar - no canto superior direito.
- Opção Sair - no menu Módulos.
- Efetuar logoff - para fechar a sessão e abrir com outro operador.