O rateio contábil é a forma mais adequada de alocar valores pagos a colaboradores que prestam serviços a outros setores da empresa, além daquele onde está locado.
É possível apurar o custo da mão de obra de funcionário em mais de uma Classificação Contábil através do campo Faz Rateio Contábil.
Para informar esta ação, acesse:
1 - Menu: Cadastramento / Contratos.
2 - Marque o campo Faz Rateio Contábil da guia Lotação.
Exemplo:
No exemplo, o colaborador trabalha no setor administrativo (50%), porém é alocado para executar suas atividades nos setores comercial (25%) e produção (25%).
3 - Após o cadastro dos percentuais de rateio por colaborador, deve-se habilitar as Regras de Contabilização por Rateio Contábil, acessando o menu Arquivo / Regras de Contabilização.
Marque campo Sim do quadro Faz Rateio.
Exemplo:
4 - Em seguida, informe as contas a débito ou a crédito e o histórico nas Regras de Contabilização, verifique os artigos: Como Cadastrar Regras de Contabilização e Formas de Apuração das Regras de Contabilização.
5 - Para ter relatório de trabalhador conforme rateio acesse no menu Relatórios > Rotinas Especiais, informe a rotina especial de Apropriação Contábil da Folha e selecione a opção Relação Analítica por Contrato.
Atenção:
1. Apenas o relatório Relação Analítica por Contrato gerado na rotina especial da Apropriação Contábil da Folha, irá expressar o rateio de valores de cada funcionário.
Os relatórios emitidos através do menu Relatórios / Emitir Relatórios irão considerar a classificação contábil informada na guia "Lotação" do contrato, e não do rateio.
Para que seja emitido um relatório com as informações do Rateio Contábil precisa que seja incluído um novo relatório RHPR1836 - Folha de Pagamento p/ Rateio Contábil