Por Tabela de VDB
Todos os VDB que compõem o lançamento contábil para a regra deverão ser associados, acesse o menu: Arquivo/ Tabela da Folha/ Vencimentos e Descontos.
Em seguida, selecione o VDB que deverá ser contabilizado na regra criada e clique no botão
Parametrização para Apuração Contábil.
Imagem extraída do SIRH em 06/2018
Após, informe a data a partir de quando deve ser contabilizado o VDB na regra, se a incidência deve ser somada ou diminuída e o Item Contábil (Regra de Contabilização) que ela faz parte.
Esta parametrização guarda o log das alterações, logo, caso um VDB seja relacionado a uma regra, o sistema não permitirá a exclusão dos mesmos.
Para incluir um VDB, deverá existir obrigatoriamente a Regra Contábil.
Por Fórmula de Cálculo
Esta opção é muito pouco utilizada. Para vencimentos e Descontos somente em exceções em que a opção “Por Tabela de VDB” não é viabilizado.
Além dos vencimentos e descontos gerados na Ficha Financeira dos Contratos, outros lançamentos podem ser apropriados na contabilização da folha de pagamento, como: encargos de contribuições previdenciárias da cota patronal, encargos previdenciários sobre notas fiscais e cálculo das provisões e encargos sobre a folha de pagamento.
Exemplo:
No exemplo exposto, a fórmula é configurada para utilizar os VDB de bases de INSS (gerados na ficha financeira de cada contrato) e calcular a cota patronal previdenciária, de acordo com os percentuais parametrizados para a empresa/estabelecimento.
Na guia Matriz de Lançamentos do cadastro de Regras de Contabilização são informados os códigos das contas a debitar, creditar e o histórico do lançamento contábil.
As principais diferenças estão em habilitar mais de uma matriz.
Exemplo - Salários - Tributáveis, com a opção “Sim, c/+ de uma Matriz”.
Na mesma guia pode ser utilizado o botão Copiar Contas. Basta selecionar uma regra que deseja copiar as informações e marcar as Opções da Cópia.
Esta opção só é permitida para as regras contábeis com a Forma de Apuração Por Classificação Contábil.
Exemplo:
A opção "Inverter as Contas" é utilizada quando precisamos criar um Regra de Reembolso com base numa regra de desconto existente, ou vice e versa.
MANAD
Na guia Inícios de Validade são informados o Início de Validade para a Matriz de Lançamentos e o “De” – “Para” para MANAD quando necessário. Também poderá variar de layout, conforme a opção selecionada na Diretriz da Folha.
A inclusão de nova validade determina a alteração do parâmetro da Matriz de Lançamentos e a criação de um novo histórico para os lançamentos contábeis.
Essa data somente é vinculada à Matriz de Lançamentos e não ao cadastro completo da Regra de Contabilização.
O botão Contas De” – “Para” para MANAD possibilita a digitação das contas Contábeis para a entrega do arquivo MANAD e deve ser utilizado se o conteúdo informado na Matriz de Lançamentos difere do Plano de Contas oficial informado para a Receita Federal.
O relatório com toda tabela das regras de contabilização pode ser emitido através dos ícones Visualizar Impressão, Imprimir e Exportar para PDF da barra de ferramentas.
Confira os casos em que o Início de Validade deve ser incluído ou não:
Deve-se manter as informações dos lançamentos da regra de origem e a partir da nova validade incluir novos critérios de lançamentos.
Saiba mais em:
Forma de Contabilização de Provisões e Encargos
Reversões de Encargos nas Provisões
Como Apropriar o Adiantamento de Férias?
Como Registrar o Valor Líquido das Rescisões?
Veja o próximo passo em Como Gerar a Rotina de Apropriação Contábil?