1. Observe a Situação dos Eventos enviados ao eSocial.
1.1. No Módulo eSocial, acesse p Menu: Gerenciamento > Gerenciador de Eventos.
1.2. Caso um Evento esteja na situação Transmitido (aguardando retorno pelo esocial) , os demais eventos posteriores que dependam desse primeiro ao tentarem ser enviados permanecerão na situação Transmissão Autorizada, até que o Evento ao qual este dependa tenha retorno.
1.3. Caso o arquivo retorne como Aceito, os que estão em Transmissão Autorizada, serão enviados.
2. Quando o Evento for retornado com a situação Rejeitado verifique a Inconsistência no retorno do arquivo.
Poderá ser rejeitado por uma situação de inconsistência de informação ou por dependência de um arquivo rejeitado anteriormente.
Exemplo 1:
Enviado uma Admissão (S-2200), a qual voltou Rejeitada.
Ao tentar enviar uma alteração de endereço (S-2205) este voltará rejeitado também, pois o envio do S-2205 é dependente do S-2200 (RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA)
Exemplo 2:
Enviado uma Admissão (S-2200) que retornou como Aceita.
Em seguida foi enviada uma Retificação da Admissão (S-2200) com informações incorretas, sendo este evento Rejeitado.
Posteriormente enviado uma alteração de endereço (S-2205), este será Aceito, pois ele altera o evento S-2200 que estava na situação Aceito. A retificação Rejeitada não invalida o evento original (RELAÇÃO DE ERRO DE INFORMAÇÃO).
3. Ao tentar reenviar um Evento Rejeitado, que tenha uma dependência com um evento que está apenas Transmitido (aguardando retorno pelo esocial), o Sistema irá gerar relatório informando que não conseguiu localizar o Evento ao qual depende.
3.1. O usuário nesse caso, deve aguardar o retorno daquele primeiro evento como Aceito e, somente então, poderá ser utilizada a função Reenviar.
3.2. Caso o evento seja Rejeitado, deve-se enviá-lo novamente para poder enviar os eventos que dependem deste principal.
Exemplo:
Transmitido (aguardando retorno pelo esocial)
Demais eventos autorizados:
Exemplo de evento Rejeitado:
Reenvio de evento Rejeitado: