No Módulo Jurídico Trabalhista, acesse o Menu: Processos > Cadastros.
1. Para cadastrar um novo processo deve-se atribuir um Código. Selecione clicando no ícone , o Sistema irá sugerir o primeiro código livre.
2. Posteriormente deve-se preencher o cadastro na seguinte ordem:
- Descrição: Nome atribuído ao processo, este campo servirá para localização do processo;
- Número: Sugere-se o número do processo atribuído pela JT;
- Início: Data do início de processo ou recebimento da notificação;
- Término: Somente preencher após total finalização do processo (arquivamento);
- Status: Padrão do Sistema, deve ser alterado a cada mudança de fase do processo (sugere-se iniciar por Audiência Inicial);
- Tipo: Selecionar conforme Tabela de Tipo;
- Espécie: Selecionar conforme tabela de Espécie;
- Juíz: Selecionar Juiz cadastrado em Cadastro de Juízes;
- Vara: Selecionar conforme cadastro de Órgão Judiciais;
- Rito Sumaríssimo: Selecionar Sim ou Não;
- Empresa: Preposto - escolher uma pessoa já cadastrada ou incluir manualmente.
2. Ao salvar o cadastro, o Sistema exibirá a seguinte mensagem:
2.1. Se a resposta for Sim, selecione o Processo conforme demostra a figura abaixo.
2.2. Se a resposta for Não, o cadastramento seguirá adiante.
3. Na aba Partes, selecionar o Reclamante, o Réu (Reclamado) e atribuir o Advogado de cada parte:
4. Após cadastre todas as Fases o Processo, assim é possível ter todos os Históricos do Processo.
Selecione a Data, Tipo de Fase, Instância e Vara.
Foi criada a Diretriz de Operador Cadastrar a fase inicial do processo automaticamente? com a opção padrão definida para Não. Desta forma o usuário pode definir se deseja ou não que o Sistema gere a Audiência Inicial ou não ao cadastrar um Processo automaticamente.
Neste momento do cadastro é possível fazer Observações a respeito da Fase e anexar um documento que o usuário deverá selecionar uma Fase. Para isso clique na guia Anexos e em seguida no botão Incluir, por fim basta selecionar o arquivo e Salvar o anexo.
O Local do Arquivo é cadastrado no Módulo Administração do Sistemas, no Menu: Administração > Locais para os Arquivos Anexados.
Este documento poderá ser consultado pela guia de Anexos, clicando no do botão Abrir.
5. Anexe arquivos necessários para posterior consulta em Arquivos Anexados.
Inclua todas as Reivindicações do processo na sub guia Reivindicações.
Só preencha o valor pago na data em que ocorrer o pagamento por acordo ou sentença.
6. Na guia Totais o Sistema demonstrará o resumo de todas as reivindicações com seus valores lançados:
7. Na guia Gráficos é possível fazer uma análise sobre o impacto dos valores, tanto no que tange ao valor solicitado, quanto ao valor estimado pela empresa e pelo advogado.
8. Ainda no cadastro na guia Testemunhas, cadastre as testemunhas do processo tanto do Réu como do Autor.
Pode-se incluir uma nova testemunha clicando no botão +.
A testemunha pode ser localizada tanto dentro do cadastro de Pessoas, quanto incluído manualmente, desde que possua o CPF da testemunha.
9. Cadastre as Tomadoras caso seja um Processo que tenha uma tomadora envolvida.
10. Faça o resumo do Processo na aba Resumos.
O Cadastro de Processos não é uma rotina estática, ou seja, toda vez que houver movimentação, pagamento ou encerramento do processo, o usuário deve fazer a movimentação no seu devido cadastro.