Neste artigo vamos abordar as formas de versionamento do SIRH, os principais conceitos relacionados à liberação de novas versões dos produtos Metadados e as políticas de atendimentos dos diversos tipos de demanda de desenvolvimento destes produtos.
Release
No SIRH Metadados, sua versão pode ser identificada acessando o menu Ajuda.
Um release do Produto SIRH Metadados é uma versão completa e homologada, com a seguinte numeração X.Y.Z, sendo:
- X = Geração de produtos Metadados, a versão atual é a “4”, desenvolvida desde o ano de 2000;
- Y = Plano de produto, a cada 6 meses é criado um novo plano que define um grupo de funcionalidades, módulos ou sistemas a serem desenvolvidos.
- Z = Release, a cada mês é incrementado este número, sendo reiniciado ao final de cada plano de produto.
Um release do Produto SIRH Metadados é composto pelos seguintes arquivos:
- Atualização SIRH X.Y.Z – nova versão do produto SIRH Metadados;
- Atualização Portal RH X.Y.Z – nova versão do Produto Portal RH Metadados;
- Atualização Currículo Web X.Y.Z – nova versão do Produto de Currículo WEB Metadados;
- Atualização Serviço SRHeSocial X.Y.Z - nova versão do serviço do eSocial (webservice).
Além disto, a documentação contendo todas as novas implementações e as correções realizadas no release do produto, fica disponível nesta base de conhecimentos da Metadados, Atualizações de Produto / Versão X.Y.Z.
Versão Beta
Uma versão Beta dos produtos Metadados é uma versão completa e não homologada do SIRH Metadados, composta pelos arquivos:
- Atualização SIRH X.Y.Z.1 ou Atualização SIRH X.Y.Z.2 – versão do produto SIRH Metadados em Homologação;
- Atualização Portal RH X.Y.Z.1 ou Atualização Portal RH X.Y.Z.2 – versão do Produto Portal RH Metadados em Homologação;
- Atualização Serviço SRHeSocial X.Y.Z.1 ou Atualização Serviço SRHeSocial X.Y.Z.2 - versão do serviço do eSocial (webservice) em Homologação.
Uma versão não homologada indica que ela já foi testada pela equipe de desenvolvimento mas ainda está sendo validada pela equipe de analistas de negócio e pela equipe da Central de Atendimento Metadados, podendo ainda apresentar alguma melhoria no que está sendo liberado.
Estas versões Betas somente são liberadas para clientes específicos, conforme necessidade e mediante justificativa e aprovação da gerencia de P&D ou TI da Metadados.
Desta forma, a Metadados possui o controle dos clientes que por ventura receberam a versão Beta e, caso seja identificado algum problema durante o processo de homologação, estes clientes serão informados para que efetuem uma nova atualização com a correção realizada.
Normalmente estas versões são liberadas para clientes com alguma correção urgente onde não seja possível aguardar a liberação do release no site ou a entrega de customizações urgentes.
Plano de Produto
Um plano de produto é um grupo de funcionalidades, módulos ou sistemas que ao ser desenvolvido agregue valor a um produto ou a um conjunto de produtos. O objetivo com o desenvolvimento de produtos a partir da definição de um plano de produto é:
- Foco em um produto melhor e mais completo;
- Priorização de desenvolvimentos mais relevantes para a Metadados;
- Melhor aproveitamento da equipe de P&D.
Semestralmente, a equipe de P&D analisa toda a lista de solicitações de melhorias abertas pelas equipes: comercial, suporte, consultoria ou produto. Para as solicitações que os clientes solicitem prazo de conclusão, independente da relevância para o Produto Metadados, será considerada uma customização.
As solicitações de melhorias aprovadas pela equipe de Produto, passam por uma análise interna para priorização e definição da lista que será possível entregar no período do plano de produto a ser desenvolvido, isto é, nos próximos 6 (seis) meses.
Nesta análise são considerados aspectos tais como quantidade de clientes que utilizariam, diminuição de suporte, diminuição do tempo de implantação e/ou instalação de produtos, aumento de vendas (necessidade do mercado).
Customização
Toda e qualquer necessidade apontada por um Contratante nos produtos Metadados, ao qual o mesmo precisa saber o prazo para entrega ou tenha a necessidade imediata de análise, é tratada como customização.
As demandas para customização podem ser resumidas nos seguintes passos:
1. Abertura de orçamento inicial - para análise e compreensão do pedido, a partir de um diagnóstico preliminar e avaliação de viabilidade pela equipe de serviços e o analista de negócio. Este orçamento inicial pode variar conforme o tamanho e a complexidade da solicitação.
2. Diagnóstico técnico - para o diagnóstico completo da necessidade. Elaborado em conjunto com a equipe de desenvolvimento, é detalhado no novo orçamento: os requisitos, a proposta da solução, o prazo de entrega e valores finais; quando a necessidade seja considerada viável para desenvolvimento. Caso a solução para a necessidade seja considerada inviável para desenvolvimento, o orçamento inicial não será cobrado, sendo emitido um parecer técnico ao Contratante explicando os motivos da inviabilidade.
3. Desenvolvimento da solução - após a aprovação do orçamento, a equipe de P&D realiza o desenvolvimento da melhoria segundo os requisitos e o escopo detalhado no orçamento.
4. Entrega - a Contratada realiza a entrega, acompanhando a instalação, as parametrizações e os testes da funcionalidade solicitada. E, valida a solução conforme o escopo do orçamento.
Correções
Os problemas e erros identificados nos produtos Metadados são repassados pela equipe de Serviços aos analistas de negócio que avaliam e ratificam o problema como sendo de produto ou não.
Identificado o problema no produto, é avaliada a viabilidade da sua correção (possibilidade de repetição dos erros em outros Contratantes, impacto do erro, custo para correção do mesmo). As solicitações de correções viáveis são aprovadas para desenvolvimento e sua priorização é feita conforme a gravidade da mesma.
Alterações Legais
São consideradas alterações legais as mudanças de legislações federais aprovadas pelo governo. Alterações e necessidades para atendimento de dissídios, por exemplo, são consideradas customizações.
Ao ser identificada uma alteração legal que tenha necessidade de mudança nos produtos, é montado um comitê interna no Metadados que avalia a necessidade e define a melhor estratégia de desenvolvimento de produto e/ou de serviços para atendimento a esta demanda.
Caso a necessidade de mudança no sistema seja identificada, uma solicitação de melhoria por alteração legal é aberta e analisada pela equipe de Produto imediatamente.
Mantenha o Sistema em pleno funcionamento e conheça os Processos Vitais da Manutenção do Sistema.