Situação:
Ao criar ou aprovar nova solicitação de acerto de ponto no PortalRH ocorre erro.
Erros:
Ao acessar o log de erros no arquivo 'ArquivoDeErros.txt' consta a mensagem abaixo:
(os registros recentes ficam localizados no final do arquivo)
[EXCEPTION]
23/09/2020 16:47:17: (System.IndexOutOfRangeException) Index was outside the bounds of the array. -
[STACK TRACE]
at Metadados.Security.Servicos.ServicoFiltroDeSqlPerfil.TradutorDeCamposDeValorDeRegraDePerfil(ValorDeRegra valorDeRegra)
Obs.: O arquivo 'ArquivoDeErros.txt' normalmente fica localizado no caminho padrão no servidor onde está configurado o PortalRH: C:\inetpub\wwwroot\PortalRH
Solução:
1. No Módulo Administração do Sistema, acesse o Menu: Administração do Portal > Perfis de Usuário.
2. Clique no botão Validar Regras dos Perfis.
Esta opção estará localizada na parte inferior da tela, do lado esquerdo.
O sistema irá iniciar o processo de validação das regras atribuídas aos perfis de usuário.
3. Ajustes em Caso de Erro:
3.1. Se no acesso de algum perfil aparecer a mensagem 'ORA-00936: missing expression' verificar se alguma regra está com o argumento errado como consta abaixo e remover a mesma.
3.2. Verificar se em algum argumento o número do contrato aparece em vermelho. Isso significa que provavelmente o contrato foi rescindido e a regra pode ser removida.
3. Verificar se o Perfil do Gestor tem algum colaborador vinculado, exemplo:
3.1. Selecione o perfil e clique na aba permissão de visualização
3.2 Clique em Colaboradores:
Nesta aba deve ter no mínimo um colaborador, então deve ser revisado as regras para não gerar mais o erro. Sugerimos colocar uma nova regra com o contrato do próprio gestor.
Após isso é necessário que o usuário que está com erro no Portal RH faça logoff e entre novamente para efetuar teste.
3.3 Verificar se o perfil do gestor tem colaborador vinculado. No mínimo o gestor deve ter 1 contrato vinculado.