1. Requisitos para Atualização
2. Download dos Arquivos de Atualização
4. Feche Arquivos em Uso no Sistema
5. Parada de Serviços Metadados
6. Atualização do SIRH Metadados
1. Requisitos para Atualização
Antes de iniciar os procedimentos para atualização do sistema, certifique-se que você possui os requisitos necessários para esse processo:
- Ter acesso para fazer o download do arquivo executável da versão;
- Ter permissão de administrador aos serviços Metadados, que devem estar rodando nos servidores da empresa, além de conhecimento da estrutura da rede onde o sistema está instalado;
- Ter conhecimento para fazer a cópia de segurança (backup) antes de iniciar o processo de atualização; e
- Ter acesso ao SIRH Metadados para executar o processo de atualização do banco de dados.
2. Download dos Arquivos de Atualização
- Acesse o Portal do Cliente.
- Clique no menu: Versão do Produto > Atualização.
- Pesquise o arquivo desejado entre os Arquivos Públicos.
- Clique no ícone de download para cada arquivo que desejar baixar.
- O release é disponibilizado mensalmente. Baixe apenas o arquivo do release mais recente, já que a atualização é cumulativa e gerenciada automaticamente pelo sistema.
- Nem sempre os releases do SIRH Metadados incluem atualizações para os produtos Portal RH e Currículo Web. Porém, quando houver, mantenha as versões compatíveis entre todos os produtos.
3. Operadores Conectados
- Solicite a todos os usuários que fechem o aplicativo e os módulos do sistema, incluindo a tela inicial do SIRH Metadados.
- Verifique os operadores conectados:
- No módulo de Administração do Sistema, acesse o menu: Ferramentas > Operadores Conectados.
- Confirme que nenhum operador esteja logado.
- Oriente os usuários a sair do sistema normalmente, pois apenas desconectar não é suficiente.
Importante! Caso algum operador permaneça conectado, o processo de atualização não poderá ser realizado.
4. Feche Arquivos em Uso no Sistema
- Acesse o servidor onde o sistema está instalado, no menu: Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento de Compartilhamento e Armazenamento.
- Marque a opção Gerenciar Arquivos Abertos.
- Selecione os arquivos relacionados ao diretório onde o SIRH Metadados está instalado e feche-os.
Observações:
- Caso o operador tenha saído do sistema, mas ainda apareça na tela de operadores conectados ou de arquivos em uso, feche as conexões manualmente pela administração de pastas compartilhadas no servidor, utilizando a opção Close Selected (Fechar Selecionados) para evitar problemas com outros sistemas.
- Este procedimento deve ser realizado exclusivamente por profissionais de TI.
5. Parada de Serviços Metadados
No servidor da aplicação, verifique se existem serviços com a descrição Metadados que estejam com o status Iniciado. Realize a interrupção no gerenciador de serviços do servidor. Geralmente, os serviços instalados no servidor são:
- MetaAgendador;
- Dimep Comunicação;
- Henry Comunicação;
- Serviço de Coletores.
Em alguns casos, pode ser necessário finalizar processos diretamente no gerenciador de tarefas do servidor:
- Abra a Barra de Tarefas do Windows e vá até a aba Processos.
- Localize processos que comecem com RH ou Metadados.
- Finalize as tarefas correspondentes.
6. Atualização do SIRH Metadados
- Execute o arquivo SRH X.Y.Z.exe no diretório salvo.
- Informe o diretório onde o SIRH Metadados está instalado (até o subdiretório
<META>
).
Observação: o diretório pode variar conforme a estrutura de cada cliente. - Aguarde a conclusão do processo e clique no botão Fechar.
- Após o procedimento de extração e atualização:
- Realize o login no SIRH Metadados.
- Aprove a atualização do banco de dados quando solicitado.
- O sistema atualizará automaticamente a base de dados.
- Conclua a atualização e, em seguida, libere o acesso dos operadores ao sistema.
- Reinicie os serviços Metadados.
- Retome o envio de informações do eSocial.
Erros Comuns
- Diretório do sistema informado incorretamente;
- Operadores conectados ao sistema;
- Serviços abertos não parados; e
- Tentativa de instalar uma versão inferior à atual.
Caso haja erro na atualização, entre em contato com a Metadados ou o representante do sistema.
Saiba Mais
Consulte artigos detalhados para atualizar os produtos relacionados:
📌 Nota: as versões do Currículo Web, por não serem liberadas mensalmente, podem ter números diferentes das versões do Currículo e SIRH.