Definição básica do erro I/O error 103.
- O usuário não tem permissão para alterar o diretório
- O antivírus está bloqueando a geração
- A rotina está desatualizada
Situação
Ao realizar a coleta de marcações ou consulta de status, ocorre mensagem de erro, conforme imagem abaixo:
Este erro ocorre quando o usuário do computador não possui permissão de leitura e escrita no diretório onde os arquivos de coleta de marcações e de log são salvos.
Solução
1. Verifique qual é o diretório do Sistema Metadados através do Menu: Opções > Diretórios do sistema na tela inicial do sistema. Anote o diretório exibido.
2. No Módulo Frequência, acesse o cadastro do coletor, através do Menu: Arquivo > Tabelas do Ponto > Coletores.
3. Selecione o código do REP que apresenta erro.
4. Verifique o diretório de coleta configurado:
5. Solicite ao seu TI que conceda permissão de escrita (preferencialmente controle total) ao diretório de instalação do sistema e ao diretório de coleta de marcações do relógio.
6. Caso não possua um diretório parametrizado, efetue o cadastro de um.
Outra situação de I/O erro 103
Talvez você pode estar sendo "engando" quanto erro por falta de permissão. Veja se a sua situação não se encaixa neste exemplo.
1 - No Windows Explore você copiou uma pasta de sistema e colou ( Botão direito: copiar/colar ) como neste exemplo
2 - Feito a cópia, renomeou as devidas pastas Arquivos_sistema para Arquivos_sistema_backup e Arquivos_sistema - Copia para Arquivos_sistema como neste exemplo.
Se esta for situação, provavelmente vais ter problema com erro I/O error 103.
Como resolver?
1 - Inclua uma nova pasta em branco. Botão direito do mouse\Novo\Pasta. NÃO utilize a funcionalidade Windows de copiar e colar.
2 - Acesse a pasta original ( Backup), marque todos os arquivos e copie pra dentro da nova pasta.
3 - Acesse a nova pasta e execute os procedimentos normalmente. Fazendo este pequeno procedimento vais evitar erros.
Para realizar o processo de permissões, verificar o artigo abaixo: